domingo, 14 de dezembro de 2014

5030 - Hidrovia do rio Caí está nos planos do DENIT

No passado, barcos grandes navegavam até o porto de São Sebastião do Caí:
com novas tecnologias, uma hidrovia muito mais eficiente poderá ser criada


Conforme foi anunciado recentemente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Logística (DNIT), será construído um terminal hidro-rodo-ferroviário na localidade de Porto Garibaldi. Porto Garibaldi fica no interior de Montenegro, perto do Polo Petroquímico e da cidade de Nova Santa Rita.

O terminal será destinado ao transporte de cargas e faz parte do esforço que o governo desenvolve para corrigir uma grave distorção do sistema de transportes no Brasil. Aqui, ao contrário do que acontece no mundo desenvolvido, as cargas são transportadas mais por caminhão do que por trem ou embarcações.

Pelo projeto do governo, o terminal fará parte da Hidrovia Brasil-Urugruai, que permitirá a navegação de terminais situados nos rios Gravataí, Sinos, Caí, Taquari e Jacuí até o interior do Uruguai. Combinada com ferrovias, essa hidrovia serviria para o transporte de cargas do Uruguai a São Paulo e o restante desses países. 

A principal função da hidrovia, no entanto seria tornar mais econômico o transporte de cargas até o superporto de Rio Grande. Transporte que hoje é feito de caminhão, passando por dentro da cidade de Porto Alegre. O que causa problemas de trânsito.

A localização do primeiro terminal hidro-rodoviário do rio Caí junto à ponte da BR286 (também conhecida como Estrada da Produção ou Tabaí-Canoas) é excelente. Para empresas do Caí, como a Oderich e a Agrosul, será muito próximo o deslocamento até o terminal através da rodovia Transaçoriana (que liga Nova Santa Rita a Capela) e pela estrada do Passo da Taquara (que tem apenas seis quilômetros de extensão e será asfaltada).

Também as cargas provenientes de cidades como Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves poderão ser levadas a esse terminal, evitando a passagem dos caminhões por Porto Alegre. E mesmo a produção de indústrias situadas em Novo Hamburgo, Canoas e outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre poderão ser levadas para Rio Grande através desse terminal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário