terça-feira, 23 de dezembro de 2014

5050 - Foto de Napoleão Alencastro Guimarães



Ao lado de Egydio Michaelsen, o senador Napoleão de Alencastro Guimarães é um dos caienses que maior influência tiveram na política e na história do Brasil.
Ele esteve ao lado de Getúlio Vargas na revolução de 1930, que conduziu Getúlio à presidência da república. Getúlio governou o país, para o bem ou para o mal, por quase duas décadas e teve Napoleão sempre ao seu lado, como um amigo e apoiador. Por isso exerceu importantes cargos administrativos de nível nacional e elegeu-se senador.
Quando Getúlio morreu, foi ele que leu a carta testamento deixada por Getúlio, transmitindo a derradeira mensagem do líder gaúcho para os seus pares no Senado e, pelas ondas do rádio, para todos os brasileiros. Ato que teve uma extraordinária significação política e influi nos destinos do país até hoje.
A foto, na fonte em que foi obtida, não identifica qual desses homens é Napoleão Alencastro Guimarães. Porém, é possível reconhecê-lo pela semelhança com outras fotos suas. Deve ser o quarto, da esquerda para a direita. A foto o mostra ainda jovem. Provavelmente na década de 1930, quando guindou-se, prematuramaente, para posições de grande destaque no cenário político e militar.

Foto do acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário