domingo, 28 de dezembro de 2014

5071 - Foto aérea da praça 15 de Novembro ou João Pessoa



A praça mais central do Caí é chamada, hoje, de praça Edvino Puhl. Antes disso, chamou-se praça 15 de Novembro.
É provável que a mudança de nome, de 15 de Novembro para João Pessoa, tenha ocorrido no ano de 1930. 
João Pessoa foi governador do estado  da Paraíba e candidato a vice-presidente da república na chapa encabeçada pelo gaúcho Gatúlio Vargas.  Ele foi assassinado e esse fato causou grande revolta entre os partidários de Gatúlio. O homicídio serviu de estopim para a Revolução de 30, que levou Getúlio Vargas a tomar o poder e dele se apossar por 15 anos.
A revolução foi um grande movimento cívico. A maioria dos brasileiros estava insatisfeita com a supremacia política dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os presidentes eleitos eram sempre desses dois estados. Uma situação que era conhecida como política do café com leite (porque São Paulo era o grande produtor de café e Minas de leite).
Em 1929, Getúlio, tendo João Pessoa como vice, concorreu à presidência, mas foi derrotado.
Um ano depois a indignação com o homicídio cometido contra João Pessoa, aumentou a indignação contra aqueles que monopolizavam o poder no Brasil, houve uma grande mobilização e Getúlio chegou ao poder.
A praça, como aparece na foto, tem muitas características da atual praça. O que indica que essa foto não é tão antiga. Outro indicativo disso é o caminhão estacionado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, que tem aparência moderna. Ela pode ter sido feita por volta de 1960.



Foto do acervo de Mário Glaeser

Nenhum comentário:

Postar um comentário