Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

5098 - Escadinha de filhos, em Linha Nova

Os filhos de August e Friederika formavam uma perfeita  escadinha


O normal, numa família antiga, era que as esposas tivessem aproximadamente um filho por ano. Com isso, era muito comum que cada casal tivesse a sua escadinha de filhos. Ou seja, que os filhos, postados lado a lado formassem uma escadinha do mais novo ao mais velho.
Isso aconteceu em Linha Nova, na família de August Nienow e Friederika Müller, residentes em Linha Nova, como ficou registrado nesta foto foi feita por volta de 1885.
Geralmente se fotografa coisas ou fatos notáveis. Nesse caso, não se pode considerar a escadinha notável, a não ser por um aspecto. O fato das seis crianças serem do sexo masculino. Um casal ter seis filhos, sendo todos do mesmo sexo é muito raro. 
Algo semelhante aconteceu com Reinoldo Silvestre Klein, que foi um grande construtor caiense da segunda metade do século XX. Ele e sua esposa Normélia tiveram também a sua escadinha, composta por seis meninas: Sílvia, ....., ....., ....., ..... e ......
Falando-se de um construtor, vale a pena salientar também a casa da família Nienow. Ela tem uma armação de madeira do tipo enxaimel e o preenchimento da parede é feita de tijolos. Foi deixada sem reboco. Note-se ainda que ela tem uma base de sustentação feita de pedras irregulares.

Foto do acervo de Felipe Kuhn Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário