Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

5099 - Theodor Amstad

Amstad era um homem de grande vigor físico e mental


O padre Theodor Amstad veio da Europa ainda jovem e trabalhou muitos anos  na paróquia de São Sebastião do Caí. Pela sua juventude e vigor físico, ele assumiu a tarefa de visitar as comunidades católicas do interior caiense. O que, na época, era um território muito grande.
O ofício de padre, na época, era perigoso, devido ao  fato do Vale do Caí ser uma região ainda coberta de selva. Não haviam pontes sobre o rio Caí e dois padres morreram afogados ao atravessarem o rio.
Foi, também, um grande intelectual e um líder social de valor incontestável. Escreveu livros importantes e foi o responsável pela criação do Seminário São José, no Pareci Novo.
Criou, também, as primeiras cooperativas de crédito no Brasil, começando pela localidade de Linha Imperial, hoje pertencente a Nova Petrópolis e que, na época, fazia parte do território caiense.
Ele foi pároco no Caí ao final da segunda guerra mundial. Nessa época os padres alemães não podiam exercer o seu ofício devido ao fato do Brasil e a Alemanha serem inimigos de guerra. Amstad pode assumir paróquia porque ele era nascido na Suíça.

Foto do acervo de Felipe Kuhn Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário