Amstad era um homem de grande vigor físico e mental |
O padre Theodor Amstad veio da Europa ainda jovem e trabalhou muitos anos na paróquia de São Sebastião do Caí. Pela sua juventude e vigor físico, ele assumiu a tarefa de visitar as comunidades católicas do interior caiense. O que, na época, era um território muito grande.
O ofício de padre, na época, era perigoso, devido ao fato do Vale do Caí ser uma região ainda coberta de selva. Não haviam pontes sobre o rio Caí e dois padres morreram afogados ao atravessarem o rio.
Foi, também, um grande intelectual e um líder social de valor incontestável. Escreveu livros importantes e foi o responsável pela criação do Seminário São José, no Pareci Novo.
Criou, também, as primeiras cooperativas de crédito no Brasil, começando pela localidade de Linha Imperial, hoje pertencente a Nova Petrópolis e que, na época, fazia parte do território caiense.
Ele foi pároco no Caí ao final da segunda guerra mundial. Nessa época os padres alemães não podiam exercer o seu ofício devido ao fato do Brasil e a Alemanha serem inimigos de guerra. Amstad pode assumir paróquia porque ele era nascido na Suíça.
Foto do acervo de Felipe Kuhn Braun
Nenhum comentário:
Postar um comentário