domingo, 11 de janeiro de 2015

5122 - Automóveis em frente à prefeitura

A rua principal do Caí na década de 1930
A foto aqui apresentada foi atribuída a data  de 1923. O que deve estar errado. O que vemos na foto é a rua Marechal Floriano, no centro do Caí. Estão em evidência quatro prédios que ainda existem: o do Banco Nacional do Comércio (atual Pizzaria Pica Pau), os dois prédios da prefeitura e o do Clube Aliança. O primeiro prédio da seqüência situa-se na esquina da rua Marechal Floriano Peixoto com a 13 de Maio. Pelo que se nota na foto, ele já era um prédio antigo na ocasião em que foi feita a foto. É notável que, ao lado, existia uma garagem. Essa, aparentemente, uma construção mais nova e melhor conservada. Essa deve ter sido a residência de algum magnata caiense. Mas ainda não sabemos quem seja.
O mais novo dos prédios da prefeitura, no qual, hoje, funciona a secretaria da fazenda, foi inaugurado no ano de 1930. Além disso, em 1923 quase não existiam automóveis no Caí e chegar à cidade de carro era muito difícil. 
Essa extraordinária quantidade de automóveis estacionados na cidade, mesmo que seja na década de 1930, é surpreendente. Por certo, acontecia ali uma solenidade, que atraiu autoridades da capital e municípios vizinhos. Talvez a inauguração do prédio do forum.
Alceu Masson, na sua Monografia Cai, editada em 1940, refere-se a esse prédio da seguinte forma:
"O edifício do foro, ligado por um patamar ao paço municipal, estão instalados os cartórios do registro civil, de órfãos e ausentes, do civel e crime, a delegacia de polícia e a cadeia civil.  No andar térreo do paço municipal echam-se a Coletoria Estadual, a Junta de Alistamento Militar e a Subprefeitura de distrito de Caí."
O paço municipal era o que hoje chamamos de prefeitura. Antes da revolução de 1930, a sede do poder executivo municipal era chamada de intedência e o que chamamos hoje de prefeito era denominado intendente.

Foto do acervo de Mário Glaeser

Nenhum comentário:

Postar um comentário