quinta-feira, 26 de março de 2015

5136 - Conjunto Apache o primeiro conjunto jovem do Caí

Da esquerda para a direita, na bateria Pedro Nelson Laux; na guitarra;
Silico; no contra-baixo, Ennio Klein; no acordeon, Darlan Raymundo; 
nos bongôs: Iguatemi Moreira; nas maracas, Rui Vasen.



Na passado, existiram muitas bandas musicais no Vale do Caí. Elas tocavam nos bailes e festas e eram compostas por músicos de todas as idades. Na primeira metade do século eram comuns, mesmo em cidades do interior, as bandas municipais, nas quais os músicos eram pagos pelo município.
Mas existiam, também, as bandas particulares, como o Jazz Espia Só, formada no Caí e que tinha o popular Cantarola como seu baterista. Esses grupos eram formados por músicos de todas as idades.
Na década de 1960, que caracterizou-se por uma revolução nos costumes, surgiram as primeiras bandas compostas por jovens.
Estimuladas por movimentos como a bossa nova e influenciados pela música norte-americana divulgada pelo cinema e pela TV, surgiram inúmeras bandas desse tipo. 
Já no ano de 1963, ainda antes da influência dos Beatles e da Jovem Guarda, um grupo de rapazes caienses criou o seu conjunto musical, que recebeu o nome de Conjunto Apache. Nome que refere a um música de grande sucesso na época (ver, no You Tube, Apache Hank Marvin). As influências musicais do grupo eram variadas, indo de orquestras  americanas à bossa nova e ao bolero.
A foto acima foi feita na primeira apresentação do conjunto, no galpão do CTG Lauro Rodrigues.

Foto do acervo de Ennio Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário