segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

5265 - Fernando Albrecht Cidadão Portoalegrense

Natural de São Vendelino, Fernando Albrecht desenvolveu grande carreira no jornalismo
inclusive no televisivo, pois foi produtor do programa Campo e Lavoura

A sessão solene de entrega do título de Cidadão de Porto Alegre para o jornalista Fernando Albrecht, titular desde 1997 da coluna Começo de Conversa do Jornal do Comércio, foi prestigiada por tantos vereadores que o presidente da Câmara Municipal, Cassio Trogildo (PTB), brincou que havia quórum para votações. Albrecht recebeu o título na noite desta terça-feira (22).  
A homenagem proposta por Bernardino Vendruscolo (Pros) destacou a trajetória de quase cinco décadas no jornalismo de Albrecht. Nascido em São Vendelino (então distrito de Montenegro), o jornalista, 73 anos, empenhou duas ressalvas para aceitar o diploma: que o projeto fosse aprovado por todas as bancadas e que o proponente não se candidatasse à reeleição
Uma vez condecorado, o contador de histórias não poderia subir à tribuna sem narrar seus causos. Albrecht lembrou que se enamorou pela primeira vez ainda na infância, permanecendo o flerte por décadas. 
Disse que, naquele momento, tinha casado com ela, pois sua namorada era Porto Alegre. “Insisto na ironia, no espírito galhofeiro, bem-humorado para dar as notícias da cidade”, concluiu. 
Os vereadores exaltaram justamente essa característica de Albrecht como jornalista: conciso, perspicaz, descontraído, objetivo, sem deixar de ser contundente. 
Ao final, veio a emoção, quando o homenageado comentou que gostaria que seu “querido pai” estivesse ali. 
Encerrou o discurso entoando a quadrinha: “Dizem que há mundos lá fora, que nem em sonhos eu vi. Mas que me importa o mundo lá fora, se meu mundo é todo aqui?”.

Matéria publicada no Jornal do Comércio em 22 de janeiro de 1018

Nenhum comentário:

Postar um comentário