domingo, 25 de fevereiro de 2018

5323 - Em 2016. mais uma escola é destruída por incêndio em Linha Nova

Escola de Nova Petrópolis 

comemora reconstrução 

após incêndio


Fogo destruiu prédio onde funcionava a hospedaria, o refeitório e a cozinha da instituição

Foto: Escola Bom Pastor / Divulgação
Em janeiro de 2016, a Escola Técnica Bom Pastor, de Nova Petrópolis, vivia um dos momentos mais tristes da sua história: um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio onde funcionava a hospedaria, o refeitório e a cozinha da instituição. De lá para cá, uma rede de solidariedade voluntária se formou para reconstruir todo o espaço, que será inaugurado oficialmente na sexta-feira.
— Passamos por um período delicado, mas unimos esforços com a comunidade escolar e também com moradores da região para tornar possível a reconstrução. Ter colocado toda a estrutura de pé novamente nos traz uma alegria indescritível — comemora o diretor da escola, Adriano Antônio Fiorini.
Quando o fogo consumiu o prédio, alunos e funcionários não estavam no local. Na época, a perícia apontou que o incêndio teria começado pela fiação elétrica em um dormitório que funcionava como alojamento para os alunos internos. Apesar do estrago, as aulas não foram canceladas e outros espaços absorveram a demanda. O ginásio da escola, por exemplo, recebeu o refeitório e a cozinha, e a parte da moradia foi transferida para o local que já era utilizado como dormitório.
— O ano letivo não foi prejudicado em nada, pois conseguimos realocar as atividades e garantir o funcionamento normal. Porém, é claro que os espaços não eram ideais e, por isso, lançamos até uma campanha para arrecadar materiais de construção. O valor arrecado foi irrisório em relação ao investimento realizado pela mantenedora da escola (Associação Educacional Bom Pastor), mas a ajuda que recebemos foi fundamental para não prejudicarmos o andamento das aulas. Foi uma colaboração simbólica que nos alegrou muito — ressalta o diretor.
Para preservar a história do prédio queimado, a equipe que realizou a obra conseguiu reconstruir a mesma fachada do prédio original. Inclusive, o engenheiro Vitor Volker Gans, 84 anos, que projetou a primeira construção, há 50 anos, participou de forma voluntária do restauro, assim como outros profissionais. 
Incêndio destruiu todo o segundo pavimento da Hospedaria Bom Pastor, em Nova Petrópolis
Fogo destruiu prédio onde funcionava a hospedaria, o refeitório e a cozinha da instituição.Foto: Corpo de Bombeiros Nova Petrópolis / Divulgação




















O susto foi grande no dia do incêndio, mas agora a dor deu lugar a uma felicidade enorme em ver o prédio recebendo os alunos e funcionários novamente. A escola sempre foi referência no sistema educacional comunitário, foi por isso que muitas mãos se tornaram voluntárias para reerguer o prédio. A comunidade inteira certamente comemora essa obra — conta Gans, que também atuou como professor na Bom Pastor por cerca de 30 anos. 
O novo prédio é mais amplo, conforme explica o diretor da instituição, que mantém a Escola Técnica Bom Pastor com Ensino Médio e cursos em agropecuária, paisagismo, meio ambiente e agrimensura. A estrutura terá 100 novos leitos, um refeitório ampliado e uma nova cozinha. Na cerimônia de entrega da estrutura, pessoas que marcaram processo de reconstrução, além de outros momentos da Bom Pastor, serão homenageados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário