domingo, 4 de março de 2018

5336 - Linha Nova: natureza cada vez mais preservada

Ao contrário do que muitos imaginam, o desmatamento das terras 
era muito maior no passado do que atualmente

Comparando a primeira foto (em preto e branco) com a segunda (colorida) podemos constatar um fato 
que surpreende a muita gente: hoje em dia, no entorno das cidades da região, a natureza está muito mais preservada do que antigamente.
O mesmo pode ser observado na comparações entre fotos antigas e modernas de outras cidades da região, como Caí, Feliz ou Montenegro.
Ocorre que, no passado, todo tipo de terreno era aproveitado para a plantação de cana, aipim, feijão, alfafa e outros vegetais usados como alimento para as pessoas ou animais (principalmente os bovinos, suínos e aves). 
E quando as áreas não eram usadas para essas culturas, eram usadas como campos de pastagem para os bois, vacas e terneiros. O leite que era consumido pela população das cidades não era adquirido em supermercados, como hoje, mas sim de colonos que criavam vacas em suas propriedades.
Hoje não é mais viável esse tipo de produção, pois as plantações em grandes áreas de terra,  com o uso de técnicas modernas e da mecanização, tornam os produtos muito mais baratos e é impossível que colonos da região, em pequenas áreas de terra e com menos tecnologia, consigam competir com o preço dos produtos vendidos nos supermercados.
A conseqüência disso é que áreas próximas das cidades, quando não são utilizadas para a implantação de loteamentos, acabam sendo tomadas pelo mato nativo.

Fotos do acervo de Felipe Kuhn Braun e da prefeitura de Linha Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário