terça-feira, 7 de agosto de 2018

5400 - Banda autríaca se apresenta no Vale do Caí

Banda Konis Hupen, da Áustria, é sucesso no sul do Brasil. 
Nova turnê está marcada para o ano que vem

A banda austríaca Konis Hupen, do Tirol, norte da Áustria, agradou em cheio os grandes públicos em seus sete shows, dos quais  seis no RS e um em Santa Catarina.
O grupo formado por três músicos vindos do norte da Áustria, chegou dia 17 de julho, para essa que  foi a primeira turnê na América Latina. No dia 18 foram oficialmente recepcionados pelo prefeito Fábio Persch eo vice-prefeito João Weschenfelder, no gabinete da prefeitura bom-principiense. O primeiro evento foi em Teutônia na quinta-feira, onde o público ficou encantado com a alegria e a boa música, destacando-se, por exemplo, as buzinas/cornetas, os sinos, o ukulele, a harmônica e outros instrumentos já conhecidos como trompetes e teclado. O segundo foi em Bom Princípio  na sexta-feira de noite e no sábado no Festival Internacional de Folclore em Nova Petrópolis, quando uma verdadeira multidão de cerca de cinco mil pessoas, de acordo com dados da organização, encantou-se e acompanhou com palmas, aplausos, cantos e assovios o espetáculo dos austríacos do início até o fim, cujos revezavam-se em vários instrumentos. No domingo a banda viajou para Santa Catarina, onde se apresentou na Festa Deutsche Woche em São João do Oeste. Na terça-feira foi as vez de Feliz proporcionar o espetáculo e na quarta-feira de tarde Linha Nova. O último foi em Pareci Novo, na quarta de noite, de onde os músicos de despediram do público sul – brasileiro, agradecendo a grande hospitalidade do povo e a enorme receptividade da proposta musical trazida da Europa para o Brasil. Segundo Koni, líder da banda, “O povo aqui é muito querido e recebeu muito bem a nós e a nossa música; somos imensamente gratos” conclui.
Além das  sete apresentações, os ilustres visitantes tiveram a oportunidade de participar de uma janta de confraternização e recepção, com a participação de vários músicos do Vale do Caí e conhecer cidades da região e Gramado, além de visita oficial ao Jornal Primeira Hora e visitas e entrevistas em várias emissoras de Rádio, tanto no RS como em SC, momentos em que os europeus puderam manifestar espontaneamente a felidade de terem conhecido pessoas tão queridas aqui e mostrar, claro, a sua cultura e música. Teve várias pessoas, entre elas, Celso Neis, de Santa Terezinha, que assistiram em duas cidades as apresentações. Tambem fez parte da programação a gravação da música e de um clipe da canção Konis Hupen, como participação especial no 6º CD da Super Basnda Hopus, de Montenegro.
A aceitação da música da Banda Konis Hupen foi tão grande que, após o primeiro espetáculo ter sido divulgado em redes sociais, quatro cidades entraram em contato com o responsável exclusivo pela banda no Brasil, Jacinto Klein, da J J Klein Intercâmbios Culturais de Bom Princípio, também querendo um show, o que não foi possível de última hora, dado o curto espaço de tempo da agenda dos artistas. Após as apresentações,imediatamente pessoas de alguns municípios já demonstraram interesse para voltarem no ano que vem. Foi marcada na noite de quinta-feira a segunda turnê, para agosto de 2019. Segundo Jacinto Klein, interessados no show já podem contatar pelo WhatsApp 51 998871875 para reservar uma data.
Jacinto avalia como excelente a receptividade do público à proposta musical dos músicos vindos do velho Mundo, bem como a qualidade musical dos artistas e a afinação vocal do trio. “Estou muito feliz com a vinda da Banda Konis Hupen, pois tudo deu cem por cento certo. Muito, muito obrigado a todos”, conclui.
Klein também comunica que agora em outubro terá o DJ Michael Maus, da Alemanha, para animar festas e ventos no Brasil. Três grandes eventos do RS já confirmaram a participação do DJ: Oktoberfest de Igrejinha, Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e Arroio do Meio, mas ainda tem datas disponíveis. Contatos também podem ser feitos pelo fone 51 998871875.

Texto de Jacinto Klein, professor dedicado ao estreitamento 
de laçosculturais entre o Vale do Caí e os países de língua alemã

Nenhum comentário:

Postar um comentário