quarta-feira, 12 de setembro de 2018

5414 - Morre Carlos Edmundo Blauth aos 92 ano

Carlos Edmundo Blauth fez carreira como juiz do trabalho e chegou à presidência do Tribunal Regional do Trabalho 
O caiense Carlos Edmundo Blauth era filho de Helmuth Blauth, o mais destacado empresário caiense dos meados do século 20. Juntamente com o seu irmão Jaime Blauth, ele participou dos mais importantes empreendimentos lançados por Helmuth: A Ecol, Empresa Caiense de Ônibus, o Cine Aloma e a revenda de caminhões Blauth Veículos (mais conhecida pela abreviação Blavel).
Quando jovem Carlos Edmundo ajudava o pai na condução dos ônibus que ligavam o Caí a São Leopoldo e Porto Alegre. 
Mas ele também estudava e participava da vida política da cidade. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica, em Porto Alegre, formando-se em Direito no ano de 1957.
Também envolveu-se na política, chegando a se eleger vereador caiense no mesmo ano de 1957.
Mas a política ficou de lado pois Cali, como ele era mais conhecido no Caí, voltou sua atenção para o Direito.
Em 1961 ele foi nomeado Juiz Presidente Suplente exercendo a função em Novo Hamburgo.
No ano de 1963 foi nomeado Juiz  do Trabalho Substituto para atuar na cidade catarinense de Itajaí. Depois disso presidiu a Junta de Conciliação e Julgamento em Erechim, Vacaria e Montenegro. Atuou também, como juiz do trabalho em Porto Alegre e São Leopoldo.
No ano de 1988 ele foi promovido ao cargo de juiz  togado do Tribunal  Regional do Trabalho, exercendo a presidência da segunda turma julgadora e veio a ser eleito vice-presidente do tribunal. 
Depois disto passou a exercer o cargo de vice-presidente do tribunal  até o ano de 1993 e chegou a exercer a presidência do tribunal por cinco meses.  Aposentou-se em 25 de fevereiro de 1994.
Seu Cali, como ele era mais conhecido na sociedade caiense, aposentou-se no dia 25 de fevereiro de 1994.
Ele era casado com Maria Terezinha Fortes Blauth e o casal teve três filhos: Humberto, falecido precocemente; Carlos Edmundo e Isabel, além de dois netos e três bisnetas.
O enterro foi realizado às dez horas da manhã de segunda-feira, no Cemitério Municipal de São Sebastião do Caí.
CAUSA MORTIS
O doutor Cali vinha sofrendo de um grave problema nos rins que o deixou muito debilitado. E, neste estado, foi vítima de uma pneumonia que provocou a falência múltipla dos órgãos.

Matéria publicada no jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário