quarta-feira, 12 de setembro de 2018

5415 - O Vale do Caí tem o maior site de história regional do país

Assim como Montenegro, Caí foi importante polo de desenvolvimento do Vale do Caí e serviu de apoio para a imigração alemã e italiana no vale e na serra

CAÍ - O jornal Fato Novo surgiu, em 17 de dezembro de 1981, com o objetivo de informar a população dos municípios do Vale do Caí e contribuir para o desenvolvimento regional.
Ao exaltar as boas iniciativas surgidas na região e ao apontar os entraves que prejudicavam o seu desenvolvimento, o jornal deu grande contribuição para o crescimento econômico e desenvolvimento cultural do vale que, hoje, é considerado o Vale da Felicidade. Uma das regiões com melhores índices de desenvolvimento do país.
O Vale do Caí passou por uma radical transformação e seus habitantes podem orgulhar-se do que foram capazes de realizar.
O seu desenvolvimento foi tão notável que a região ganhou o título de Vale da Felicidade. Título que mereceu devido aos índices de educação e saúde e à qualidade das suas administrações municipais.
HISTÓRIAS DO VALE DO CAÍ
A incrível transformação ocorrida no nosso vale serve de exemplo para o país e, por isso, merece ser estudada e copiada por outras regiões brasileiras.
A transformação ocorrida em alguns municípios da Vale do Caí, nessas últimas décadas, merece ser divulgada para que outros municípíos brasileiros se espelhem nela para também se transformarem em algo melhor.
O sucesso do Vale do Caí ficou explícito quando a mais importante publicação brasileira, a revista Veja, publicou ampla reportagem sobre a região intitulada O Vale da Felicidade.
Título que atualmente é utilizado como slogan para a divulgação da região visando o desenvolvimento do turismo no Vale do Caí. 
O que inspirou a revista a publicar tal reportagem foi,  provavelmente, a constatação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que  quatro municípios da região figuram entre os dez municípios brasileiros com melhores índices de alfabetização no país.
Quem ainda não conhece o  Histórias do Vale do Caí, pode acessar o blog através do Google. Basta escrever Histórias do Vale do Caí que vai encontrar um inacreditável acervo de informações sobre a história dos vinte municípios componentes da região.
São mais de 5400 artigos publicados, abordando os mais variados aspectos da história regional. Inclusive dois que explicam a origem do título Vale da Felicidade. 
O conteúdo do blog é gigantesco. Mas é fácil encontrar o assunto desejado escrevendo, na busca, algumas palavras que expressem o que interessa ao leitor. Por exemplo Vale da Felicidade.
Outra boa opção para a busca é escrever o nome de um município do Vale: Harmonia, Montenegro, Tupandi, São Sebastião do Caí...
Usando a busca do Google, pode se encontrar muita informação sobre qualquer um dos vinte municípios que integram o Vale do Caí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário