domingo, 2 de dezembro de 2018

5441 - Vapores navegavam até o Caí antes da construção da barragem Rio Branco

Em 1864 pequenos navios a vapor navegavam pelo rio Cai 

No seu livro Memória das Casas, o padre Inácio Spohr, faz menções à navegação com vapores pelo rio Caí nas décadas finais do século XIX. Antes da construção da Barragem Rio Branco.

Na página 15, consta que, em 12 de novembro de 1864 "No vapor Flecha, que conduziu o bispo ao Porto Guimarães."
Na página 20 consta que em 03.03, 1881 "Terminado o trabalho de pintura das janelas da igreja, o irmão Egloff voltou a Porto Alegre, via São Leopoldo, pelo vapor Barão."
É estranho imaginar que os barcos podiam navegar pelo rio Caí, num tempo anterior à construção da Barragem Rio Branco, situada a jusante (rio abaixo)  da cidade de Pareci Novo. 
A chegada de vapores à cidade de São Sebastião do Caí (antes da barragem) só era possível quando o nível do rio estava alto devido às chuvas. Quando o nível do rio Caí estava baixo, uma opção para a viagem do Caí a Porto Alegre era ir até São Leopoldo por estrada e a utilização de barco a vapor no trecho entre São Leopoldo a Porto Alegre.
O nome do vapor Flecha pode ser relacionado à velocidade do barco.
Já o nome do vapor Barão pode ser uma referência ao Barão do Jacuí, Francisco Pedro Buarque de Abreu, que distinguiu-se como comandante militar na Revolução Farroupilha. 
Tendo lutado, inicialmente, em favor da separação do Rio Grande do Sul do império brasileiro, Francisco Pedro (também conhecido como Chico Pedro ou Moringue) passou a guerrear em favor do império. Razão pela qual o imperador o destinguiu com o título de barão.
Francisco Pedro, depois da revolução, foi recompensado pelo imperador com o título de Barão.  Ele teve grande prestígio na região do Vale do Caí pelo fato de realizar loteamentos na cidade de Montenegro (com venda de terrenos em área que hoje fazem parte do centro da cidade de Montenegro e em áreas rurais como a do atual município de Maratá.

A ESTAÇÃO DE SÃO LEOPOLDO


Conforme informa o blog Estações Ferroviárias do Brasil, "a estação de São Leopoldo foi inaugurada em 1874 como ponto final da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, a The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway. O prédio chegou pré-fabricado da Inglaterra e foi montado no espaço a ele destinado. 

Em 1876, a linha foi completada até Novo Hamburgo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário