terça-feira, 10 de agosto de 2010

905 - Construtor de grandes obras

A gigantesca represa de Orós, no Ceará, foi uma das grandes obras em que Adão Nunes foi chamado a atuar

Adão Nunes fazia as sondagens (estudo de solo) necessárias para a realização das obras. E fazia tão bem que os engenheiros confiavam inteiramente nele e limitavam-se a assinar o trabalho que seu Adão realizava.
Assim ele participou de obras importantes do estado, como as pontes do Guaíba, ponte do Rio das Antas e inúmeras outras pontes. Depois seu Adão foi chamado a realizar grandes obras pelo país a fora e até no exterior. De modo geral, obras relacionadas com a água.
Ele atuou na construção do grande açude de Orós, obra gigantesca, construída no Ceará e concluída em 1961. Trabalhou também na construção de Brasília e na ponte Rio Niteói. Atuou na construção do metrô em São Paulo, no porto de Rio Grande, na plataforma de Tramandaí e fez obras até mesmo no exterior.
Casado com Maria Helena Borges Nunes, seu Adão teve oito filhos. Primeiro, quatro mulheres: Ercelina, Zita, Leda e Vera. Depois vieram Rui, Eloá, Getúlio e Jucelino.
Em segundas núpcias, e depois do falecimento de Maria Helena, casou novamente, com Leda Glória Moreira Nunes (irmã de Iguatemi Lúcio Moreira). Matrimônio que iria completar 30 anos no próximo mês de dezembro.
Adão Nunes teve a oportunidade de conhecer grandes políticos brasileiros. Foi admirador de Leonel Brizola e de outros políticos importantes como Rui Barbosa, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek. O que influenciou na escolha do nome dos seus filhos mais novos. Rui, Eloá (nome da esposa de Jânio Quadros), Getúlio e Jucelino. Este, o mais novo, tem 53 anos e mora em Florianópolis, como seus irmãos homens. Além dos filhos, Adão Nunes deixou 23 netos, 13 bisnetos e um tataraneto.
Aposentado, seu Adão voltou para o Caí e foi participativo na política (era do PTB, chegando a ser candidato a vereador) e no esporte (foi presidente do Guarani).
Nos últimos dois anos esteve acamado e o seu falecimento ocorreu no último domingo, dia 8 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário