domingo, 22 de agosto de 2010

931 - Conquistando clientes

Outra grande conquista de Bernardo ocorreu na fábrica Conservas Oderich, que era a maior da cidade.
Lá havia uma salinha na qual os funcionários podiam fazer algumas compras, com a comodidade dos valores serem descontados no salário ao fim do mês. As vendas ali eram pequenas, não havia muita variedade de produtos e não se vendia pão.
Quem administrava este pequeno comércio era Otto Hoerlle, um do gerentes da empresa.
Bernardo viu o potencial de vendas que havia ali, dado o grande número de funcionários da empresa, e resolveu fazer uma proposta para seu Otto. E o fez de com a sua forma bem singela:
- Vamos botar uns pãezinhos aí?
- Tu é que sabe - disse seu Otto.
A venda era em consignação. Ou seja: o comerciante só pagava pelos pães que fossem vendidos. O resto era devolvido. Por isso seu Otto deixou por conta de Bernardo decidir quantos pães pretendia deixar para ser vendido.
O padeiro fez as contas e resolveu deixar dez pães de meio-quilo e cinco de um quarto.
- Que que é isto, Bernardo?! - exclamou seu Otto, achando a quantidade exagerada.
Mas Bernardo estava certo. Logo no primeiro dia, na hora da saída as funcionárias da Oderich levaram quase todos os pães. E foi necessário aumentar a quantidade de pães deixados na fábrica. Fato que serviu para aumentar as vendas e contribuiu para que a Oderich, mais tarde viesse a expandir esse negócio. A ponto da empresa abrir, anos depois, o primeiro supermercado da cidade: o Supermercado Oderich, que ficava na esquina das ruas Oderich e Marechal Deodoro, num prédio que antes servia de depósito.
O Supermercado Oderich, surgido já na década de 60, representou um grande avanço no comércio caiense. Antes dele, o que existiam eram apenas pequenos armazéns que pouco se diferenciavam dos armazéns coloniais. Eram estabelecimentos que vendiam de tudo (inclusive tecidos e roupas), mas que, por não serem especializados, não dispunham de boa qualidade em cada um dos itens do seu mix de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário