Mas o principal posto de abastecimento daquela época era a Agência Ford, pertencente a João Pereira, que foi um dos principais empresários caienses daquela época. As bombas da agência estavam instaladas onde hoje funciona o bar Aquarius, na esquina da Pinheiro Machado com a avenida Egydio Michaelsen.
Também a agência International, que vendia caminhões e tinha uma grande oficina, possuía duas bombas de gasolina. Esta empresa estava instalada no prédio que depois serviu à Empresa Caiense de Ônibus e hoje é ocupado pela loja Lebes. Note-se que, na esquina da avenida Egydio Michaelsen com a rua Tiradentes, existe uma espécie de varanda. Ali estavam instaladas as bombas. Os carros podiam estacionar junto a elas contando com uma cobertura para proteger as bombas e os frentistas da chuva.
Na agência Ford havia uma estrutura muito semelhante. Só que ali foram construídas paredes envidraçadas para fechar o prédio e permitir a sua utilização como lancheria. Isto foi feito na década de 70, por Armênio Henzel, que foi o mais famoso empresário do ramo da alimentação no Caí. Além do Aquarius, ele criou a lancheria Minha Namorada (situada no prédio à direita da atual loja Solar).
Houve ainda uma bomba de gasolina no Hotel Cometa, que ficava em frente à Livraria Caiense. Este hotel pertenceu a João Martim Adam e lá se hospedavam, principalmente, os viajantes que se dirigiam de Porto Alegre à região serrana. Inicialmente estas viagens eram feitas a cavalo e, por isto, o hotel contava com estábulos onde os cavalos ficavam protegidos para dormir e se alimentar. Na década de 40, havia um posto de saúde na esquina onde hoje existe a residência do advogado Fausto Leão. Entre o posto de saúde e o Hotel Cometa havia um campinho (no local onde depois foi construído o Cine Aloma - hoje, Supermercado Fácil). Nesta mesma década, o Hotel Cometa ainda existia, mas ao invés de oferecer alfafa e grama para os cavalos dos viajantes, dispunha de uma bomba para abastecer seus carros com gasolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário