Uma ciclovia está sendo implantada no centro da avenida |
O bairro Vila Rica é o mais populoso da cidade. Mora mais gente na vila do que no centro. Por isso, não é nada de se estranhar que a avenida Osvaldo Aranha tenha tanto movimento. Afinal, é ela que liga o centro ao bairro mais importante da cidade.
Por isso, a prefeitura resolveu dar um trato na Osvaldo. Está implantando ali a primeira ciclovia da cidade. Na reta da Vila Rica (trecho maior da avenida), o canteiro central da avenida está sendo transformada numa pista especial para bicicletas. O objetivo é prestigiar as bikes (o veículo mais saudável, econômico e ecológico) e organizar o trânsito na avenida. Com a reforma, as bikes andarão no centro, os automóveis nas duas pistas e os pedestres na calçada. Isso ajuda a diminuir os acidentes, que já foram muito frequentes na Osvaldo Aranha.
Por enquanto, a ciclovia foi implantada só nas duas primeira quadras da reta, no sentido bairro-centro. Mesmo assim, muitos ciclistas já estão usando. Um sinal de que o projeto é correto e, depois que toda a ciclovia estiver pronta, todas as bicicletas vão circular por ali.
Isto colocará a Osvaldo Aranha numa situação de maior destaque ainda.
Mas, independentemente disso, a avenida já é um sucesso. Apesar de sofrer o problema das enchentes, ali estão sendo construídos muitos prédios comerciais novos e isso significa que a Osvaldo vai ficar mais movimentada ainda. Imagina só se, um dia, for feito o dique e a Osvaldo superar o que, atualmente, é o seu único problema grave. Sem enchente, então, o comércio ali poderá tomar uma tal dimensão que o problema passará a ser o congestionamento de trânsito.
Enquanto isso, a Osvaldo - em toda a sua extensão - vai progredindo cada vez mais. Muitas construções estão sendo feitas e novas lojas se instalam nelas, dando cada vez mais importância à avenida da Vila Rica.
Tanta importância, que está surgindo ali uma arquitetura peculiar. Os novos prédios da Osvaldo Aranha estão levando em conta o problema das enchentes, cada vez maiores e mais frequentes. Por isso os prédios são construídos de modo diferente: bem acima do nível da calçada. Isso aumenta os custos da obra, mas os investidores não se importam. Mesmo assim, vale a pena construir numa avenida tão movimentada.
Projeto mal feito, diminui a largura da rua para os carro, e faz o ciclista atravessar várias ruas. Eu não usarei esta obra, pois o dinheiro foi jogado fora.
ResponderExcluir