segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

1589 - O Vale do Caí é a região mais motorizada e habilitada do estado


Pareci Novo tem o maior índice de veículos por habitante, no estado

Feliz é o município gaúcho com maior índice de pessoas habilitadas a dirigir
Qual é o melhor indicador do desenvolvimento de um município? 
Certamente, a renda per capita (quando é calculada pelo método simples e eficaz da divisão do valor adicionado pello número de habitantes.
Mas, por melhor que seja a velha e boa renda per capita, vale a pena considerar, também, outros indicadores.
Exemplo disso são o número de veículos que existe num municipio em relação à população. Vemos que os municípios de Capela e Caí são, na região, os que têm menor número de veículos. Isso indica que a Capela e o Caí estão abaixo do nível geral da região, neste aspecto, e sugere que são municípios mais pobres que a maioria dos demais no Vale do Cai.
Mas, ao contrário da renda per capita, que é muito abrangente, outros indicadores, como o do número de veículos (fornecido pelo Detran RS) são bastante limitados. Ocorre que o Caí e Capela são municípios próximos ao pedágio de Portão e muita gente comete a fraude de emplacar seus carros no Portão, para não ter de pagar a tarifa ao passar por ali. Isso faz baixar o número de veículos emplacados nos dois municípios.
Outra estatística levantada pelo Detran mostra que a situação do Caí não é tão ruim assim. O município está entre os 16 municípios gaúchos que têm mais da metade da população habilitada para dirigir. O que é notável, pois apenas 16 dos 497 municípios do estado estão nessa situação.
O Vale do Caí saiu-se muito bem nesses indicadores. O Pareci Novo é o município gaúcho com maior número de veículos por habitante. São 0,777 carros por pessoa. No município, portanto, existe quase um veículo por habitante. Incluem-se aí, caminhões e motos.
É verdade que o Pareci tem muitos caminhões, devido à sua pujante atividade no comércio de flores e frutas cítricas. Mas, além disso, o poder aquisitivo das famílias é alto no município, permitindo que a maioria delas tenha o seu automóvel. 
Quanto ao número de pessoas com habilitação para dirigir, o município que mais se destaca no estado é a Feliz, onde 59 % das pessoas estão habilitadas a dirigir.
E a Feliz não é o único município do Vale que se destaca nesse aspecto. Dos 16 municípios gaúchos, que têm mais da metade da sua população habilitada a dirigir, cinco são da nossa região. Isso é notável, pois o Vale tem 31 % dos municípios gaúchos em melhor situação. Como nossa população representa apenas 1,7 % da estadual, isso significa que estamos muitíssimo melhor ranqueados do que a média dos municípios do estado.
Os dois indicadores fornecidos pelo Detran vêm apenas reforçar tantas outras que apontam o Vale do Caí como a região mais desenvolvida do estado e, mesmo, do país. Não existe uma pesquisa oficial confiável para sustentar essa afirmação. Mas a soma de vários indicadores, como esses, reforçam a convicção que já está se firmando quanto à excelência do Vale do Caí.
As tabelas aqui apresentadas também mostram que Montenegro e o Cai, mesmo sendo os municípios mais importantes, estão longe de serem os que apresentam mais sinais de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário