O professor Alceu estará no Campeonato Mundial de 2012, em Porto Alegre e espera brilhar em 2013, na Califórnia |
Atenção patrocinadores: a sua empresa poderá ter o seu nome associado a um campeão mundial de atletismo.
Um corredor que atualmente mora no Caí, mas viveu muitos anos em Montenegro, foi vencedor da Corrida de São Silvestre pela terceira vez deverá participar, nesse ano, do campeonato mundial da categoria master.
O professor Alceu Moojen Chaves, de 78 anos, foi o primeiro colocado na tradicional corrida realizada em São Paulo no final do ano e essa é a sua terceira vitória. Na sua faixa de idade, dos 75 aos 79 anos, ele é o melhor corredor do Brasil e o seu tempo na corrida de São Silvestre (uma hora nove minutos e 22 segundos) é o record da prova para a sua faixa de idade. Tempo muito bom para uma corrida de 15 quilômetros e excepcional para um homem com a idade do professor.
Como já aconteceu nas outras vitórias na São Silvestre, a confirmação da conquista só veio um mês depois da realização da corrida, devido às dificuldades da organização da prova, que tem milhares de participantes.
O professor Alceu corre há mais de 60 anos e guarda em casa uma invejável coleção de medalhas e troféus. Certamente uma das maiores do país.
Mesmo sem ter sido um atleta excepcional na juventude, o professor tem sido favorecido pela passagem dos anos. Envelheceu menos do que os outros atletas da sua idade e hoje se tornou praticamente imbatível nas competições contra atletas brasileiros.
Para sorte sua, é na excelente fase por que passa atualmente que ele vai ter a oportunidade disputar o Campeonato Mundial de atletismo Master. A competição será realizada nesse ano, na cidade de Porto Alegre, entre 17 e 26 de outubro. No ano passado, foi na Finlândia. Portanto, o professor Alceu poderá participar sem dificuldades, apesar dele ganhar pouco (é aposentado) e não ter apoio de um patrocinador.
Esse evento será disputada por aproximadamente cinco mil atletas de 155 países.
Como virão os melhores do mundo, o professor Alceu não espera conquistar o primeiro lugar na prova da meia maratona, que é a sua especialidade. Mas espera ser o melhor brasileiro e obter uma boa classificação.
No dia da prova ele estará com 79 anos e irá competir na categoria dos 75 aos 80 anos. Portanto, enfrentará atletas bem mais jovens do que ele.
Suas condições serão muito melhores no Campeonato do ano que vem, quando ele terá como concorrentes os corredores com idade entre 80 e 85 anos.
Esse mundial, portanto, será apenas um primeiro passo para a conquista do título mundial em 2014. O problema, então, será viajar até Sacramento, na Califórnia, onde será realizada a competição.
O Campeonato Mundial de Atletismo Master será um evento de grande porte e repercussão. Está sendo encarado, pela prefeitura de Porto Alegre, como um teste para a Copa do Mundo de 2014.
Apesar de tantas vitórias, o professor não conta com um patrocinador de peso. Ele recebe apenas algumas pequenas ajudas para cobrir despesas de viagem. Está na hora de alguma empresa aproveitar esse atleta que deverá ter boa visibilidade no mundial desse ano e, muito maior, nos próximos, quando competira com atletas acima de 80 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário