quinta-feira, 21 de março de 2013

1779 - Empreendimentos no Caí, em 1922

Duas das mais importantes empresas do município do Cai, em 1922
O livro Rio Grande do Sul, de Alfredo Castro, mostrou aspectos destacados dos municípios existentes no estado. em 1922. Um dos destaque foi a refinaria e fábrica de conservas de Rinaldo Selbach. Uma empresa que, naquela época, competia com as empresas da família Oderich, de propriedade de Adolfo Oderich e seu filho Carlos Henrique Oderich. Com o tempo, a empresas acabou passando às mãos da família Oderich e, com o nome de Indústria e Comércio Oderich (ODIN), existe até hoje. Dá para reconhecer o prédio pela sua faixada, que foi preservada. Rinaldo era membro da poderosa família Selbach, de Santa Terezinha, Bom Princípio. Tio avô de Heitor Selbach, duas vezes prefeito caiense.
Rinaldo era membro da poderosa família Selbach, de Santa Terezinha, Bom Princípio. Tio avô de Heitor Selbach, duas vezes prefeito caiense.
Nos mesmos prédios, Rinaldo tinha comércio de secos e molhados e outras atividades.
A casa comercial de Ernesto Noll era situada na atual Rua Voluntários da Pátria. Nesse mesmo prédio funcionou, por muitos anos, o cinema de Amália Noll, filha de Ernesto, nas décadas de 1960 e 70.
Outro estabelecimento destacado no livro foi a casa comercial de Ernesto Noll, na vila de Feliz (então, ainda pertencente ao município do Caí).  Sobre Ernesto Noll e o prédio mostrado nesta foto, veja as postagens 1108 e 1110

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário