sexta-feira, 22 de março de 2013

1781 - Tupandi tem ensino de primeiro mundo

A lousa digital torna as aulas mais atraentes






O Projeto Leitura é um diferencial no método de ensino da escola São Francisco




A escola São Francisco é a única do município com ensino fundamental completo
A educação no Brasil melhorou nas últimas décadas. Diminuiu muito o percentual de pessoas analfabetas e quase todas as crianças estudam, pelo menos, até a oitava série do ensino fundamental.
Aumentou a quantidade de pessoas que estudam. Mas o progresso foi menos satisfatório quando se trata da qualidade do ensino. 
O Ministério da Educação vem fazendo, regularmente, exames para avaliar o nível de aprendizado dos alunos em grande parte das escolas brasileiras. O que é bom. Mas os resultados não têm sido muito favoráveis. As notas obtidas pelos alunos das escolas públicas demonstram que em apenas 90 municípios brasileiros a média das notas obtidas pelos alunos pode ser considerada boa.
Somente nesses 90 municípios a qualidade do ensino atinge os níveis considerados normais nos países de primeiro mundo.
Dos 90 melhores do país, 11 são do Rio Grande do Sul. Todos os municípios gaúchos que se destacaram são pequenos e interioranos.
A coleta dos dados foi feita pela Fundação Lemann com base na plataforma de dados educacionais qEdu.
TUPANDI
No Vale do Caí, o único que mereceu esse destaque foi Tupandi.
As provas são realizadas com turmas do quinto ano e, em Tupandi, só existe uma escola com ensino a partir dessa série. As outras escolas do município, em localidades do interior, contam apenas com as séries iniciais do ensino fundamental.
É uma grande escola e na qual se praticam métodos de ensino avançados. Não faltam ali, por exemplo, as lousas eletrônicas, que permitem ao professor apresentar uma aula mais atraente para os seus alunos.
Mas o que a diretora da escola, Neide Flach, considera mais significativo nos métodos de ensino da sua escola é a atividade chamada Projeto de Leitura. No início das atividades de cada dia, todas as pessoas param por 15 minutos para ler. Tanto alunos como professores e funcionários da escola cumprem essa atividade. 
Se trata, sem dúvida, de uma escola diferenciada.
Neide, que já foi diretora de uma escola no Caí vários anos atrás, considera que as condições oferecidas para o funcionamento da escola são excelentes e que os professores, funcionários e alunos se esforçam para corresponder ao apoio que a prefeitura e a comunidade lhes dão.
Mais uma vez, Tupandi confirma que está num nível de desenvolvimento superior em relação aos municípios da região e, mais ainda, em comparação com a média dos municípios brasileiros.

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo na edição de 23 de março de 2013

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