sábado, 6 de abril de 2013

1845 - Estrada Júlio de Castilhos em obras



A foto mostra a rodovia Júlio de Castilhos na década de 1940, antes do seu asfaltamento.  Ela estava em obras.
Até a década de 1930, as estradas que ligavam o Caí a Porto Alegre eram muito precárias. Razão pela qual o meio de transporte mais usado era a navegação pelo rio Caí. Na década de 1910, quando um automóvel foi visto no Caí pela primeira vez, a viagem de Porto Alegre até a cidade levou 12 horas e foi considerada uma verdadeira proeza.
Aos poucos, a estrada foi melhorando. Um grande passo foi a construção da ponte de ferro sobre o arroio Cadeia, em 1932. Antes disso, as carroças, cavaleiros e os raros automóveis tinham de atravessar o rio passando por dentro d'água e isso se tornava perigoso ou impossível quando o arroio estava cheio devido às chuvas. Por isso havia ali uma barca.
A estrada que ligava São Leopoldo ao Caí e à Serra era chamada de Júlio de Castilhos. Ela só terminava em Marcelino Ramos, na divisa com Santa Catarina. No município do Caí, a estrada passava pelo Portão, Conceição, Sede, Vigia, Escadinhas, Feliz e Santo Inácio (Alto Feliz). Era a mais importante rodovia do estado, mesmo assim era muito precária e só aos poucos foi sendo melhorada. Só pelo pelo final da década de 1930 o transporte de passageiros por ônibus conseguiu desbancar a navegação. Sua principal vantagem era o menor tempo de duração da viagem.
Ao longo da década de 1940, a estrada foi macadamizada e o seu traçado também foi melhorado, com a eliminação de curvas mais fechadas. Na década de 1950 ela foi asfaltada até o Caí e na de 1960 foi asfaltada até Bom Princípio.
Ainda na década de 1960 a rodovia era chamada de Estrada Júlio de Castilhos (hoje é RS-122).

Foto do acervo da prefeitura de Portão

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