sábado, 6 de abril de 2013

1846 - O restaurante virou prefeitura

O prédio do Galeto Beppi estava instalado no entroncamento da antiga 
Estrada Júlio de Castilhos com a nova RS-240
A estrada Júlio de Castilhos passava por Portão no traçado da atual rua Júlio de Castilhos (paralela à atual RS-240). Mas, no Portão, ela se desviava do traçado da atual RS-240 para passar pela Estação Portão, localidade mais importante da região naquela época.
Para quem ia do Caí a São Leopoldo, pode se dizer que a estrada chegava atá Estação pela atual Avenida Perimetral Arthur Pedro Müller e seguia depois pela atual Avenida Ceará, para chegar à localidade de Portão Velho (no início da estrada para Estância Velha) e seguir para São Leopoldo.
O Galeto do Beppi é uma construção moderna, provavelmente da década de 1950, e tem sua frente voltada para o atual traçado da RS-240. Fica, hoje, no entroncamento dessa rodovia com a Avenida Ceará.
O nome Beppi indica a origem do dono do restaurante. É um diminuitivo tipicamente italiano. O galeto é, também, uma comida tipicamente italiana. Quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil, se maravilharam com a quantidade de caça existente na terra ainda inexplorada. Caçaram pássaros com tanta intensidade que eles se tornaram raros. Então, para substituir essa iguaria, chamada de passarinhada, utilizaram a carne de frango "ao primo canto" (de frango com aproximadamente 25 dias de vida), tradicionalmente assado na brasa, acompanhado de polenta frita, salada de radiche e espaguete.
Depois de fazer muito sucesso na primeira Festa da Uva, em 1931, o prato se espalhou pelo estado, propiciando a criação de centenas de restaurantes chamados de galeterias. O que resultou na criação de muitos restaurantes de propriedade dos descendentes de italianos. Através deles a região aprendeu a apreciar outras iguarias típicas da colônia, como a sopa de capelete. No Caí, foi famosa a churrascaria Bagattini e, em Montenegro, ainda existe o Restaurante do Gringo. A palavra gringo significa estrangeiro, mas no Vale do Cai ela foi mais usada para designar os imigrantes italianos e seus descendentes.
Quando aconteceu a emancipação de Portão, o prédio da Galeteria Beppi foi utilizado como prefeitura, enquanto era providenciada a construção do prédio que até hoje é utilizado.
HOTEL
No inicio da década de 1980 funcionou ali, no segundo piso, o escritório do jornal Momento, aproveitando as dependências do antigo hotel do restaurante Beppi, que estavam desativadas. Quando da construção do prédio, esse segundo piso foi concebido para servir como hotel. Depois do asfaltamento da RS-240, os quartos ficaram ociosos.
Antigamente, como as estradas eram muito precárias e as viagens muito difíceis e demoradas, era necessária a existência de hotéis nas cidades pequenas. Depois do asfaltamento da RS-122 e RS-240, um viajante que se encontra no Caí leva apenas meia hora para chegar em São Leopoldo ou Novo Hamburgo, onde existem vários bons hotéis. Antigamente, levava muitas horas para percorrer esse mesmo caminho e era preciso haver hotéis na cidade.

Foto do acervo da prefeitura de Portão






Nenhum comentário:

Postar um comentário