domingo, 28 de abril de 2013

1936 - História econômica caiense II: no centro de um grande plano de desenvolvimento

Em 1975 começou a formação do núcleo inicial 
da atual cidade de Caxias do Sul








Por volta de 1870, o governo imperial brasileiro pôs em execução um plano ambicioso. Um grande projeto imigratório para trazer dezenas de milhares de europeus para se instalarem na região da Serra. Vieram, principalmente, famílias italianas, devido à crise por que passava aquele país na época.
Existiam, então, dois portos rudimentares no rio Caí, junto aos quais haviam se formado povoações: São João do Monte Negro e Porto dos Guimarães (ou do Guimarães).
O governo tratou, então, de transformar esses povoados em cidades, instalando neles delegacia, forum e intendências (nome antigo das prefeituras). E assim surgiram os municípios e cidades de Montenegro e São Sebastião do Caí.
Tratou, também, de construir uma estrada ligando o porto do Monte Negro à região de Garibaldi e Bento Gonçalves, que foi chamada de Buarque de Macedo, e outra de São Sebastião do Caí, ao qual foi dado o nome de Estrada Visconde do Rio Branco.
As colônias alemãs do Vale do Caí tiveram extraordinário desenvolvimento, devido à fertilidade das terras virgens e ao nível cultural elevado dos imigrantes vindos da Europa e o porto do Caí tornou-se o escoadouro natural da produção desses colonos. Ainda no século XIX, o vale tornou-se o maior produtor brasileiro de feijão e um grande produtor e exportador de banha

Nenhum comentário:

Postar um comentário