A Revolução Farroupilha foi uma guerra interna,
mas os colonos alemães também se envolveram no confronto
|
O mal afamado Capitão Carlos (1) ainda cometeu muitos outros crimes. Por exemplo, atentou contra o Padre Johann porque este não queria e não podia casá-lo em virtude de impedimentos. Mas, no fim, ele foi atingido por tremendo castigo, morrendo em consequência de uma terrível doença, exalando ódio e desespero.
Além dessas vítimas, os Farrapos ainda fizeram outras em nossa Picada, incluindo o solteirão Johann Redel, que assassinaram na Picada Berghaner, lá na Toca do Diabo. Depois que os Farrapos se retiraram, seu corpo foi sepultado perto da casa dos Anschau. Nos últimos anos da Guerra dos Farrapos foi formada a chamada Companhia dos Alemães para dar apoio às tropas imperiais.
Eu também servi nessa Companhia, mesmo depois de ter servido aos imperiais na Colônia e lá embaixo, na cidade. Além disso, faziam parte da Companhia o pessoal da Picada Portuguesa, como o Feldens, o Reichert, o Berwanger, Knapp, Spindler, Kolling, Trein e Müller. Em 1845, quando finalmente as Tropas Imperiais dominaram a situação geral, a Guerra dos Farrapos chegou ao fim, depois de ter grassado no Rio Grande do Sul durante 10 anos. Também as colônias alemãs estavam arrasadas e destruídas, ficando os colonos obrigados a começar tudo de novo. Além disso, a guerra trouxe muito ódio, inimizade e crueldade, mesmo em nossa colônia. Resumindo, o tempo dos Farrapos foi um tempo sem ordem, sem Imperador, um período terrível.
1 O Capitão Carlos era Carlos Lucas, líder revolucionário farroupilha que residia em Capela de Santana. Antepassado direto do doutor Orestes José Lucas e de seu avô, também chamado Orestes José Lucas, que foram prefeitos caienses.
Texto traduzido do alemão, disponibilizado por Hari Klein
A data do fim da Guerra dos Farrapos consta no texto como 1945 e deve ser corrigida em 100 anos. Um abraço.
ResponderExcluir