Conhecida também como Rua da Barca, a Pinheiro Machado sempre foi uma das mais importantes da cidade |
No ano de 1930, quando foi feita essa foto, as ruas do centro da cidade contavam com postes de iluminação situados no meio da rua. A Pinheiro Machado foi sempre uma rua muito importante porque no início dela havia o passo. Local onde uma barca possibilitava a travessia do rio. Por isso, ela sempre teve forte movimento (considerando os padrões da épcoca). Como se pode ver na foto, nenhum carro passava pela rua no momento em que a foto foi realizada. E nem mesmo pedestres podem ser vistos na mesma. Mas isso não é de estranhar-se num registro daquela época, quando quase ninguém possuía automóvel e a população também era incomparavelmente menor.
Entre os prédios que aparecem na foto estão:
do lado esquerdo da foto: o da atual Casa Adam, o prédio antigo do museu (hoje, Casa do Artesão), a antiga agência telefônica (depois CRT); prédios antigos onde depois foi construída a casa do Doutor Bruno Cassel (atualmente, Sindicato dos Comerciários). E, na esquina com a rua 1º de Março, se avista o prédio que já serviu como Agência Ford e como fábrica de café.
do lado direito da rua, o prédio comercial em que funcionou, por muitos anos, a loja Alfred e atualmente abriga a Ponto Dez. Logo adiante, avista-se o pequeno prédio que, há algumas décadas, vem sendo usado como barbearia: hoje Barbearia Central. Um pouco adiante, a casa onde morou e atuou o dentista Artur Schaeffer. Adiante, o grande prédio do Cine Gaúcho, do qual se vê melhor o telhado.
Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer
Nenhum comentário:
Postar um comentário