domingo, 20 de outubro de 2013

2910 - Rua Pinheiro Machado, no ano de 1930

Conhecida também como Rua da Barca, a Pinheiro Machado
sempre foi uma das mais importantes da cidade










No ano de 1930, quando foi feita essa foto, as ruas do centro da cidade contavam com postes de iluminação situados no meio da rua. A Pinheiro Machado foi sempre uma rua muito importante porque no início dela havia o passo. Local onde uma barca possibilitava a travessia do rio. Por isso, ela sempre teve forte movimento (considerando os padrões da épcoca). Como se pode ver na foto, nenhum carro passava pela rua no momento em que a foto foi realizada. E nem mesmo pedestres podem ser vistos na mesma. Mas isso não é de estranhar-se num registro daquela época, quando quase ninguém possuía automóvel e a população também era incomparavelmente menor.
Entre os prédios que aparecem na foto estão:
do lado esquerdo da foto: o da atual Casa Adam, o prédio antigo do museu (hoje, Casa do Artesão), a antiga agência telefônica (depois CRT); prédios antigos onde depois foi construída a casa do Doutor Bruno Cassel (atualmente, Sindicato dos Comerciários). E, na esquina com a rua 1º de Março, se avista o prédio que já serviu como Agência  Ford e como fábrica de café.
do lado direito da rua, o prédio comercial em que funcionou, por muitos anos, a loja Alfred e atualmente abriga a Ponto Dez. Logo adiante, avista-se o pequeno prédio que, há algumas décadas, vem sendo usado como barbearia: hoje Barbearia Central. Um pouco adiante, a casa onde morou e atuou o dentista Artur Schaeffer. Adiante, o grande prédio do Cine Gaúcho, do qual se vê melhor o telhado.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário