domingo, 9 de agosto de 2009

57 - O índio que deu nome ao Pareci

Ao Monsenhor Ruben Neis devemos grande parte do conhecimento que temos hoje a respeito dos primeiros moradores do Vale do Caí. E obtivemos também dele as informações referentes a João Pareci, que viveu na localidade hoje conhecida como Pareci Velho (no município de São Sebastião do Caí), na segunda metade do século XVIII. É a ele que se deve o nome que a localidade recebeu.
O Monsenhor nos revela que o padre Tomaz Clarque, primeiro pároco da paróquia de Triunfo, era tio materno do poeta mineiro Tomaz Antônio Gonzaga, herói da Inconfidência Mineira. O padre Clarque deixou preciosos registros sobre os moradores da sua paróquia e destes registros o Monsenhor extraiu informações importantíssimas.
Antes de relatar as interessantes descobertas de Ruben Neiss sobre o pioneiro colonizador João Pareci, é bom esclarecer para os leitores que existem duas localidades na região do Vale do Caí com o nome de Pareci. Uma delas é o Pareci Velho, cujo núcleo central se localiza no município de São Sebastião do Caí mas se estende também pelo município de Capela de Santana. A outra é Pareci Novo, cidade sede do município do mesmo nome. As duas localidades são separadas pelo rio Caí, ficando o Pareci Velho no lado esquerdo do rio e o Pareci Novo no lado direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário