domingo, 23 de agosto de 2009

321 - Ovo de Colombo

Esta primeira administração municipal, considerando-se a terrível situação que o município enfrentou na sua largada, já foi muito boa. E, se Hilário continuasse no mesmo caminho poderia conduzir o município a um progresso bastante notável. Mas ele não estava satisfeito. Ele tem sempre em mente um princípio básico que norteia a sua estratégia de administrador. É um princípio simples, mas que poucos administradores brasileiros seguem. Podemos resumi-lo na idéia de que, para fazer uma boa administração municipal, que ofereça vantagens para o povo, é preciso primeiro garantir a geração de recursos que depois poderão ser gastos na realização de obras e prestação de serviços à população.
Um tanto decepcionado com o aumento de receita municipal proporcionado pelas indústrias que conseguiu atrair no seu primeiro governo, Hilário foi arquitetando uma outra estratégia. Ele percebeu que a produção agropecuária tem um peso maior do que a produção industrial no cálculo que o governo utiliza para determinar qual a parcela que cabe a cada município na repartição do bolo arrecadado com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Ele sabia, também, que este cálculo é feito levando-se em conta apenas a produção comercializada legalmente, com emissão de nota fiscal. Isto era um problema para Tupandi e para a grande maioria dos municípios, pois os agricultores geralmente deixavam de emitir notas fiscais de grande parte daquilo que produziam e vendiam.
Hilário percebeu, então, que a grande oportunidade para o município estaria em estimular a implantação de aviários e pocilgas que vendessem a sua produção para grandes empresas, como a Frangosul e Avipal. Estas empresas trabalham apenas de forma legal, exigindo dos seus fornecedores a devida emissão de notas fiscais. Assim, tudo que os criadores de aves e de suínos produzissem para estas empresas seria levado em conta no cálculo do retorno de ICMS. E, como o produto agropecuário tem peso maior que o industrial neste cálculo, alguns aviários representariam maior retorno de impostos para o município do que uma indústria de porte médio. E seria muito mais fácil para a prefeitura incentivar a implantação de aviários do que a atração de indústrias. Através de leituras, conversas e até mesmo de programas de TV, como o Globo Rural, ele percebeu que a produção de aves e suínos em regime de integração com grandes empresas seria uma excelente oportunidade de alavancar o desenvolvimento do município

Nenhum comentário:

Postar um comentário