quinta-feira, 17 de setembro de 2009

399 - Adolfo, Max e Luiz Fernando

Luiz Fernando Oderich é um caiense muito conhecido. Industrial, formado em Direito e Administração de Empresas, ele é admirado nacionalmente pelo seu movimento pelo progresso social e contra a violência que ameaça a todo brasileiro. Autor de vários livros, ele é o idealizador e líder do movimento Brasil sem Grades.
Luiz nasceu em 1949. É o filho mais novo de Max Adolfo Oderich, que nasceu em 1905. Max, por sua vez, era o filho mais novo de Adolfo Oderich, que nasceu em 1857. Adolfo Oderich nasceu na Alemanha e veio para o Brasil em 1879. Seu filho mais velho, chamado Carlos Henrique Oderich, fundou a primeira fábrica Conservas Oderich, em 1809. Neste ano, Max, que era irmão de Carlos Henrique, tinha quatro anos de idade.
Quem conhece Luiz Fernando Oderich estranha que, sendo ele um homem moderno e atualizado, possa ser neto de Adolfo, que nasceu há 150 anos. A explicação para o fato está em que Adolfo Oderich já tinha 48 anos quando nasceu seu filho Max e Max tinha 43 anos quando Luiz Fernando nasceu. Como sabe qualquer um que domine os mais elementares rudimentos da matemática, 48+43+59=150.
Max Adolfo Oderich, quando chegou ao Brasil, aos 22 anos, trabalhou como caixeiro viajante. Percorreu, a cavalo, os mais longínquos recantos do estado. Hoje, seu neto Luiz Fernando percorre o mundo, de avião, vendendo os produtos da sua empresa. Não houve grande mudança: Luiz Fernando, como o seu avô, é um caixeiro viajante. Só que um caixeiro dos tempos da globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário