quinta-feira, 3 de setembro de 2009

369 - Grandes realizações

Como prefeito, Roberto Cardona deu grande
impulso à cultura em Montenegro

Como prefeito, Roberto Cardona teve uma atuação consagradora. Deu especial atenção à Educação e Cultura. Desenvolveu a Biblioteca Pública Municipal, fundou o Museu Literário, depositário de valiosos documentos sobre Montenegro, fundou o Coral Municipal Ênio Freitas de Castro, reabriu o Conservatório de Música de Montenegro, criado em 1910, e que estava desativado. A partir desta iniciativa, desenvolveu-se a Fundarte, que hoje é um orgulho do município e faz Montenegro ser conhecida como cidade das artes.
A sede e o interior foram beneficiados pela construção de novos prédios escolares e com a ampliação de outros, além da criação de uma nova escola estadual de 2º grau.
A seu pedido, na Vila 5 de Maio, foram construídas, pela então COHAB, 172 casas populares.
Criou a Secretaria Municipal de Planejamento com a finalidade de elaborar e coordenar o Plano Global do Município. Atraiu novas e importantes empresas para Montenegro, como a Antarctica, a Pepsi, a Haupt e a Cavan, que geraram milhares de empregos.
Asfaltou diversas ruas da zona urbana e implantou novo sistema de iluminação a mercúrio nas principais ruas da cidade e fluorescentes em ruas mais afastadas e vilas populares. Estendeu a rede de energia elétrica a todo o município.
Em convênio com a CORSAN dobrou a capacidade de distribuição de água. Com o que 90% da população urbana passou a ser beneficiada com água tratada.
Estradas foram restauradas e pontes construídas. Com a Secretaria de Obras Públicas do Estado realizou o recapeamento do trecho da estrada Rincão do Cascalho/Montenegro, principal via de ligação a Porto Alegre.
Em sua administração foi inaugurada a nova Central Telefônica pelo sistema de discagem direta e instalada a Caixa Econômica Estadual.
Criou a Cooperativa dos funcionários Municipais e o CEAM – Conselho de Entidades Assistenciais de Montenegro - com o objetivo de conjugar todas as entidades do município.
Na gestão de Roberto Atayde Cardona comemorou-se o Centenário de Emancipação Política de Montenegro ( 1873-1973) com uma Feira Agro-Industrial, instalada no Parque Centenário, que foi então inaugurado. Naquela ocasião, a convite do Governo Municipal, Montenegro recebeu a visita do Presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici, único Presidente do Brasil que veio a Montenegro.
Com todas estas realizações, Montenegro teve um grande impulso de progresso e a boa administração municipal credenciou Roberto Atayde Cardona a candidatar-se a deputado estadual. Elegeu-se pela primeira vez em 1977, exercendo seu primeiro mandato entre os anos de 1978 e 1981 e conseguiu a sua reeleição para mais um mandato, de 1982 a 1986.
Foi um deputado de grande destaque, tendo exercido os papéis de líder da bancada e de líder do governo. Cargos que o colocaram entre os mais destacados políticos gaúchos daquela época. Recebeu vários prêmios, inclusive o Prêmio Springer por um Rio Grande Maior.
Teve importante papel na criação do Polo Petroquímico de Triunfo e influiu para que uma grande área destinada à instalação de empresas ligadas à petroquímica (terceira geração) fosse implantada no município de Montenegro. Nesta área, de 800 hectares, hoje se encontram implantadas empresas de grande porte, como a John Deere, a Masisa, a Hexion, a Beppo e a Polo Films.

Nenhum comentário:

Postar um comentário