No ano de 1987 ocorreu também o movimento para emancipar São Vendelino de Bom Princípio. Um fato que provocou grande surpresa, pois São Vendelino era uma vila tão pequena que quase não se podia conceber que tivesse a pretensão de emancipar-se. O que dava credibilidade a este projeto era o exemplo de Bom Princípio, que também era uma vila bem modesta antes de se emancipar e se transformara rapidamente numa cidade e município exemplares.
Diante disto, alguns líderes políticos vendelinenses se animaram a promover a emancipação. Léo Angst, advogado e líder político de maior projeção em São Vendelino na época, soube através de um deputado do seu partido que Tupandi estava preparando o projeto para se emancipar. Diante disto, ele se alertou para a possibilidade de São Vendelino fazer o mesmo. Soube também, que o prazo para a apresentação de projetos de emancipação na Assembléia Legislativa do estado estava por encerrar-se. Era preciso, portanto, tomar uma providência imediata. Léo Roque Angst reuniu-se, então, com outros líderes da comunidade, como Heron Schneider, Luiz Zwirtes, Wolfran Wagner e Celestino João Schneider para que fosse tomada uma decisão. Foi convocada, com urgência, uma reunião um pouco mais ampla que aconteceu no dia 18 de novembro de 1987, quarta-feira, no Salão do Imigrante.
Diante dos fatos expostos, os presentes decidiram que seria importante para São Vendelino tocar adiante o seu projeto de emancipação. Na sua maioria, estes líderes eram ligados a um mesmo partido: o PDS, Partido Democrático Social. Mas, como era necessário unir toda a população em torno do objetivo da emancipação, foi convidado o professor José Leomar Willrich, diretor da escola estadual de São Vendelino, para liderar o movimento. O professor por ser apartidário, era a pessoa mais indicada para liderar o movimento sem acirrar as divisões e os ressentimentos ocasionados pelas disputas políticas do passado.
Além do professor José Leomar Willrich, figuravam como principais membros da comissão emancipadora José Volfran Wagner, como vice-presidente; José Luiz Zwirtes, como secretário e Ramiro Miguel Flach como tesoureiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário