sábado, 24 de outubro de 2009

516 - Mulher, professora e prefeita

Em 12 de junho de 1971 Ilda casou-se com o comerciante João Armando Ost, de Bom Princípio, com o qual veio a ter sua única filha Viviane Wiltgen Ost.
Em 1983, com a emancipação ocorrida no ano anterior, foi criada a Secretaria Municipal de da Educação, na prefeitura de Bom Princípio, tendo Iris Alféria Schmidt como primeira secretária. A estrutura da secretaria era extremamente enxuta e, além da secretária, apenas duas outras funcionárias foram contratadas para trabalhar naquela repartição: ambas professoras que continuaram a lecionar em meio-turno, dedicando apenas metade do dia ao trabalho na secretaria. Duas professoras, ambas em apenas meio turno de trabalho, auxiliavam Iris Schmidt a administrar o ensino municipal de Bom Princípio: Elaine Terezinha Hartmann Schommer.
Ilda continuou atuando na Secretaria Municipal de Educação até 1995, nos governos de Hilário Junges, José Ledur e César Baumgratz. Assumiu então o cargo da Escola Municipal de Primeiro Grau Completo 12 de Maio, a maior escola municipal de Bom Princípio.
Além da sua atividade como professora e dirigente do ensino municipal, Ilda Ost sempre desenvolveu, como voluntária, atividades ligadas à religião. Foi catequista por 37 anos e também ministrou cursos para noivos e para pais de crianças que faziam a primeira comunhão. Atividades que, juntamente com o magistério, a tornaram extremamente conhecida e respeitada na comunidade.
Mesmo atuando na prefeitura por muitos anos, Ilda manteve-se por muito tempo afastada da atividade política. Com isto, mesmo quando a oposição chegou ao poder municipal com o prefeito Nestor Seibel, ela foi mantida na direção da Escola Municipal 12 de Maio. Permaneceu neste cargo até fevereiro de 2000, quando pediu o seu afastamento da direção da escola e voltou a lecionar. Neste mesmo ano, atendendo a insistente convite de César Baumgratz, concordou em candidatar-se a vereadora. Apesar de não haver se empenhado muito na campanha, conseguiu 280 votos. Uma votação modesta mas suficiente para eleger-se.
Exerceu o mandato de vereadora também de forma discreta. Mesmo assim, a pesquisa de popularidade Top of the Top realizada no primeiro semestre de 2004 apontou-a como destaque na categoria vereador. Um indicativo da sua popularidade, confirmado depois em outra pesquisa que a apontou como destaque como professora.
Neste mesmo ano foi escolhida pelo seu grupo político para ser a candidata da coligação PSDB/PFL para prefeita de Bom Princípio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário