A prefeita Ilda Maria Wiltgen Ost, apesar de ter suas raízes firmemente plantadas no solo de Bom Princípio, nasceu na cidade de São Sebastião do Caí. Isto aconteceu no dia 8 de julho de 1949, época em que seus pais Arthur Nelson Wiltgen e Ida Lucena Pauly Wiltgen moravam no Caí. Arthur era natural da localidade de Bela Vista (pertencente ao Caí) e trabalhava na época como contador da prefeitura.
Quando Ilda tinha apenas três anos de idade, seu pai aposentou-se por problemas de saúde e a família voltou a residir na Bela Vista, numa casa situada ao lado do antigo e suntuoso prédio do armazém Wiltgen. E foi na localidade de Bela Vista que ela fez os seus primeiros estudos. Primeiro na Escola São Luiz e depois na Escola Isolada de Bela Vista, onde permaneceu até a quinta-série. Como era comum acontecer em Bom Princípio naquela época, Ilda também desejou seguir a carreira religiosa e, por isto, fez a primeira série do curso ginasial na Escola Normal Santa Catarina, mantida pelas Irmãs de Santa Catarina na cidade de Novo Hamburgo. Ele ficou lá em regime de internato, na condição de juvenista. Ou seja, aspirante à carreira religiosa. No ano seguinte, porém, voltou para a casa dos pais em Bela Vista e passou a estudar no Ginásio São Sebastião, que era mantido pelas irmãs Bernardinas de São Francisco, no Caí.
Permaneceu ali apenas um ano, pois então já se manifestava na menina a forte aspiração de ser professora e ela, no ano seguinte, passou a estudar na Escola Normal Regional, também no Caí. Esta escola, que funcionava então no prédio da Escola Estadual Felipe Camarão e formava professores para a zona rural. Em seguida esta mesma escola transferiu-se para um prédio construído pela Comunidade Evangélica e, posteriormente, foi transformar-se no atual Instituto Paulo Freire, um dos maiores estabelecimentos de ensino da região.
Aos 16 anos, quando ainda era estudante da Escola Normal no Caí, Ilda começou a lecionar na Escola Paroquial Santa Tereza, de Bom Princípio, dando aulas de pré-escola para crianças de três a cinco anos. Permaneceu neste estabelecimento até o seu fechamento, em 1968. Morando em Bela Vista, com os pais, a jovem professora Ilda ia até a escola caminhando quatro quilômetros e atravessava o rio Caí pela barca ou a pé, no Passo Selbach, quando o rio estava baixo.
Passou depois a lecionar na Escola São Luiz, de Bela Vista, que ficava perto da sua casa. Anos depois veio a dar aulas também no Grupo Escolar Tenente Coronel Jacob Selbach Jr, em Santa Terezinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário