A importância do trabalho desenvolvido pelo doutor Gama fez com que ele se tornasse uma pessoa extremamente conhecida e até famosa na região do Vale do Caí. A ponto de se tornar um costume popular dizer, brincando, para alguém que apresenta um comportamento um tanto estranho para esta pessoa tomar cuidado, "se não tu vai parar no Gama”.
Lembrando a história da Unidade Psiquiátrica, o doutor Gama lembra com carinho a Irmã Emiliana, já falecida; a Irmã Leocádia Braun, que colaborou muito para a criação e, principalmente, para a manutenção da unidade. O que foi difícil no início, dada a incompreensão que havia em torno da nova proposta de atendimento que a Unidade Psiquiátrica criada pelo doutor Gama.
VANGUARDA MUNDIAL
Era uma proposta inovadora até mesmo em nível mundial. Foi em 1973, um ano antes da fundação da Unidade Psiquiátrica do Hospital Sagrada Família, que o doutor Franco Bassaglia deu início - em Gorizzia, no norte da Itália - à Reforma Psiquiátrica Italiana que deu origem ao grande movimento da Reforma Psiquiátrica Mundial. O doutor Bassaglia foi o primeiro a internar pacientes em enfermarias de hospitais gerais, seguindo a mesma idéia revolucionária que o doutor Gama já idealizava. É interessante notar como um mesmo sonho floresce na mente de pessoas ousadas em diferentes partes do mundo. Assim, na Itália e no Brasil, médicos idealistas e corajosos levaram adiante uma nova forma - mais generosa e mais eficiente - de tratar os doentes psiquiátricos.
Em congressos internacionais de psiquiatria, causa espanto e admiração o fato de que no sul do Brasil já havia uma unidade psiquiátrica, desde 1974, operando com métodos tão avançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário