domingo, 15 de novembro de 2009

608 - Sankt Wendel

Outro cidadão de Sankt Wendel que entusiasmou-se com o relacionamento entre a sua cidade e São Vendelino é o vereador Jürgen Zimmer. Ele mandou uma mensagem para o povo de São Vendelino pela passagem dos 15 anos da sua emancipação elogiando a criação da Stadtfest.
“Me deixa muito satisfeito que o prefeito Régis Fritzen e a Câmara de Vereadores de São Vendelino tiveram a iniciativa de fazer a Stadtfest. Também esta será uma característica comum de nossas cidades, já que em Sankt Wendel este evento é realizado há muitos anos. Aqui, nesta ocasião, a cidade recebe milhares de visitantes de todo o estado de Saarland. Em cinco palcos, que ficam espalhados nas ruas do centro da cidade é apresentado um amplo programa cultural e musical durante três dias. Centenas de estandes com comidas e bebidas também fazem parte da festa. Visitar Sankt Wendel por ocasião da Stadtfest é uma experiência muito especial, conforme muitos vendelinenses já tiveram a oportunidade de presenciar.
Eu desejo que a primeira Stadtfest em São Vendelino seja um grande sucesso e que, no futuro, visitantes de todo o Rio Grande do Sul venham prestigiá-la. Certamente, também, muitos visitantes da Alemanha, especialmente da região de Saarland e de Sankt Wendel, irão festejar com o povo de São Vendelino”.
O esforço e o interesse de pessoas como Klaus Lauck e Jürgen Zimmer, assim como dos administradores de São Vendelino que sempre se empenharam em fomentar o intercêmbio com Sankt Wendel, tende a trazer frutos cada vez mais proveitosos. No próximo mês de outubro o prefeito de Sankt Wendel deverá vir a São Vendelino para assinar um acordo de parceria entre as duas cidades que passarão a ser consideradas, oficialmente, cidades irmãs. Para isto o prefeito Régis Fritzen e o ex-prefeito Jair Baugratz estiveram recentemente na Alemanha, fazendo as tratativas com o prefeito de Sankt Wendel, Klaus Bouillon. Conforme diz o vereador Jürgen Zimmer, a partir da oficialização desta parceria, o intercâmbio irá se intesificar. Nas suas palavras:
“Die meisten in St.Wendel wissen nicht, wie schön es in São Vendelino ist, und wie nett und gastfreundlich seine Einwohner sind. Wir wollen, dass möglichst viele Menschen aus St.Wendel und dem Saarland nach Sno Vendelino kommen, um das “brasilianische St.Wendel” kennenzulernen. Und im Gegenzug sollen die Vendelinenser nach St.Wendel kommen, um mehr über die Heimat ihrer Vorfahren zu erfahren. Neben dem Kulturaustausch sind auch wirtschaftliche Aspekte wichtig: Die enge Verbindung beider Städte kann beiden auch wirtschaftlich nutzen, wenn die Partnerschaft Unternehmenskontakte und Handelsbeziehungen mit sich bringt”.
O intercâmbio mais estreito com a Alemanha, país rico e extremamente desenvolvido do ponto de vista cultural, será mais um fator de estímulo ao desenvolvimento de São Vendelino. E note-se como a administração municipal vem, há doze anos, investindo para alcançar este objetivo. Para tanto, autoridades municipais vendelinenses foram até a Alemanha e autoridades alemãs vieram ao Brasil e, também, foi implantado o estudo do Alemão nas escolas municipais, entre outras providências. Também neste aspecto o progresso de São Vendelino ocorre graças ao trabalho persistente e bem orientado que a administração municipal vem desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário