sábado, 2 de janeiro de 2010

783 - A família Heck se encontra

Texto de Felipe Kuhn Braun


No segundo final de semana do ano de 2010, dias nove e dez de janeiro, foram os dias escolhidos para a família Heck realizar seu 16º encontro internacional, em Santo Cristo. Como venho pesquisando esta família há oito anos, gostaria de escrever algumas linhas sobre a interessante história dos Heck. Minha falecida avó paterna era Heck, natural de Bom Princípio. Então, apesar de assinar Kuhn Braun, também sou um Heck.

As primeiras pesquisas históricas sobre nossa família foram feitas pelos padres Edgar e Alfonso Heck. Quando comecei a minha, no ano de 2001, os dois religiosos foram muito prestativos, me entregando na época, cópias de todo o seu material pesquisado. A eles devo meus sinceros agradecimentos e posso afirmar, com total convicção, que todo o vasto material compilado por mim durante todos esses anos, teve como base as pesquisas e como exemplo os esforços do Padre Edgar e do Padre Alfonso para preservar nossa história.

Os Heck que vieram para o Brasil, Johann Nikolaus, sua esposa Anna Maria Wolf e seus oito filhos, são originários de Dickenschied, no Hunsrück. Assim como boa parte dos habitantes dessa bela região ao sudoeste da Alemanha, os Heck habitaram Dickenschied após a guerra dos trinta anos, que teve seu término no ano de 1648. As raízes mais antigas dos Heck remontam ao bisavô do imigrante, Johannes Heck que nasceu em 1615 em Eifel, região do baixo Reno, na divisa com a Bélgica. Vários Heck de Dickenschied e região foram agricultores, cobradores de impostos e professores. Na Alemanha eles não formavam uma família tão numerosa, conforme se verifica avaliando as estatísticas da época. Os invernos eram rigorosos, os recursos escassos e, portanto, as famílias eram menores. Uma em cada três crianças morria antes de completar 5 anos.

O imigrante Heck era católico e casou com uma luterana (algo raro para a época), chamada Anna Maria Wolf. O casamento foi em Dickenschied no ano de 1809.

Anna Maria Wolf era natural de Womrath, um belo lugarejo vizinho a Dickenschied. Na década de 1960 foi escolhido como o vilarejo mais bonito da Alemanha. Estive em Womrath em janeiro de 2008 com Heinrich Augustin, professor e grande conhecedor da história da região, que escreveu um livro contando a história de Womrath. E o livro conta uma longa e rica história: de um antigo vilarejo no caminho dos romanos até se tornar a terra do santo Werner, cultuado como santo, mas nunca canonizado pela igreja. O lugarejo foi a terra de origem de emigrantes, entre os quais os Scherer que foram para os Estados Unidos, onde se tornaram ricos industriais e políticos. No século XX, a localidade foi o lar do pastor Paul Schneider, um dos maiores críticos, opositores ao nazismo; morto na segunda grande guerra. Nesse belo local, rico em histórias pessoais que se mesclam a histórias familiares e de nações, está a raiz da família de Anna Maria Wolf, que remonta ao século XVI, segundo pesquisas genealógicas feitas por Heinrich Augustin. Árvore genealógica que eu trouxe da Alemanha em 2008.

Ao visitar Womrath, o mais incrível para mim era estar em um lugar que é a raiz de milhares de descendentes de alemães no sul do Brasil.

5 comentários:

  1. Muito interessante suas colocações, pois também meu tataravô é oriundo de Womrath, se chamava Christiano Horn e chegou ao Brasil em 16/12/1827, com mulher e seis filhos, que coragem.....
    Gostaria de saber se o livro sobre Womrath de Heinrich Augustin tem tradução em portugues e onde posso encontra-lo.

    Agradeço desde já

    Sds

    Paulo Roberto Gentili Horn

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Renato Hek,filho de Roberto Hek Junior, e de Maria Apparecida Medeiros Hek, e neto de Roberto Heck e Ondina Moreira Heck, nasci em Nova Europa estado de São Paulo, e meu avô comentava que vieram da Alemanha dois irmaõs e que um deles ficou no estado Saõ Paulo na Cidade de Monte Aprazivel regiaõ de Ribeiraõ Preto e o outro rumou para o Sul do pais,e por erro cartorário a grafia do Hek de meu pai e meu e de minha irmã ficaram sem c antes do K, dia desses atendendo um advogado do Sul ele disse que tinha contato com políticos dela e que fisionomia era muito parecida com eles ; disse a ele que era mera coincidencia, desse dia para cá fiquei curioso para saber se isso procede. Se o senhor puder me ajudar .

    ResponderExcluir
  3. Felipe:


    Sou bisneto de João Heck e Maria Heck e neto de Jacob Leopoldo Heck, oriundos da região do Vale do Caí. Se você tiver alguma informação sobre eles, favor me avisar através do e-mail ch2prf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou neto de José Heck ,filho de Selmo Heck nascido em Pulador , perto de CAÍ ,tinha a tia Luiza em Pareci Novo.

    ResponderExcluir
  5. Sou filho de Cláudio Heck e de Andreia Heck neto de Dario e griselde heck

    ResponderExcluir