sábado, 30 de janeiro de 2010

795 - A Barragem Rio Branco

Foto recuperada por Vagner Bueno Nunes, no Gogle Earth

A Barragem Rio Branco foi a primeira construída na América do Sul com uma eclusa para permitir a navegação

A eclusa da barragem Rio Branco, primeiro mecanismo deste tipo construído no Brasil e, provavelmente, na América do Sul, tinham as seguintes medidas: 43 metros de comprimento de porta a porta, 8,6 metros de largura e 2,6 metros de altura na entrada.
Construída a alguns quilômetros, rio abaixo, da atual cidade de Pareci Novo, a obra foi complementada com mais algumas providências que vieram a possibilitar a navegação constante, mesmo em épocas de estiagem, até o porto de São Sebastião do Caí. Nestas épocas, até então, a navegação só era possível até o porto Maratá, junto à foz do arroio de mesmo nome.
As obras que permitiram a navegação até o porto de São Sebastião do Caí não se limitaram à construção da represa com eclusa. Elas foram realizadas em diversos pontos do rio, numa extensão de 18 quilômetros.
Conforme informa Alceu Masson, na sua monografia Caí, "As obras da barragem foram assentadas num trecho de 18 quilômetros, mais ou menos, entre São Sebastião do Caí e Montenegro, e consistem em espigões transversais oblíquos, barragens submersas, diques e uma barragem fixa com eclusa."
"Para a construção da barragem, o dr Costa Gama fundou a Companhia Melhoramentos do Caí". Em 1889 a assembléia provincial deu a concessão necessária para que se começassem os trabalhos, que no entanto só foram iniciados em 1895. Motivou este atraso a transformação política por que passou o o país com a proclamação da república. Terminaram as obras em 1906."
Outra obra importante no rio Caí, foi realizada pelo engenheiro José da Costa Gama "entre o porto de São Sebastião do Caí e a barra do Cadeia, pouco abaixo do lugar denominado Tira-Saco. Desviou ele o curso do rio, além de cortar uma volta de ângulo muito fechado, que tornava perigosíssima a passagem de embarcações por aquele trecho. Deu o doutor Costa Gama ao canal de desvio o nome de Carrapicho. Os embarcadiços, porém, costumam designá-lo com o nome do construtor."
Atualmente, o local é conhecido como Rego do Gama.

4 comentários:

  1. Por que o acesso à Barragem foi proibido, sendo que eu saiba não seria uma propriedade particular, ou estou enganada???

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    1. não é vedada a visitação publica,os propitarios da área são muito receptivos,extremamente educados

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  2. Onde fica a barragem?
    Ela existe ainda?

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  3. Esiste,maltrada por um século de abandono,mas ainda é um bela visão histórica

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