sábado, 30 de janeiro de 2010

796 - 1906 foi o grande ano da navegação






Foi somente no ano de 1906 que as obras da barragem Rio Branco e demais melhoramentos feitos no rio Caí ficaram prontos. Antes disto, os vapores (que eram barcos grandes) só chegavam ao porto de São Sebastião do Caí quando o rio estava cheio. Contava-se antigamente que numa ocasião de grande enchente um vapor que fazia a linha Caí-Porto Alegre conseguiu navegar até a localidade de Feliz. Se isto aconteceu, comenta Alceu Masson, foi uma única vez.
Antes de 1906, em períodos de pouca água, os vapores não deixavam de fazer a linha ligando o Caí à capital. Mas o ponto final da linha era no porto Maratá, situado próximo à foz do arroio de mesmo nome. Este local fica no atual município de Pareci Novo. A alguns quilômetros, rio a baixo, da sede do município.
Nestas ocasiões, no percurso entre o Porto Maratá e o Caí, os passageiros eram conduzidos em pequenas lanchas que também eram movidas a vapor.
Com a conclusão da barragem, o porto de São Sebastião do Caí viveu o seu auge. Mas este período áureo durou pouco tempo, pois cinco anos depois, em 1911, foi concluída a ligação ferroviária entre Porto Alegre e Caxias do Sul (passando por Montenegro). Iniciou-se, então, a fase de decadência da navegação no rio Caí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário