quarta-feira, 21 de abril de 2010

820 - Alternância no poder

Heitor Selbach, natural de Bom Princípio, foi duas vezes prefeito caiense

O doutor Bruno Cassel, quando jovem, participou da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder e manteve-se sempre fiel ao primeiro partido criado por Vargas: o PSD. Extremamente dedicado à medicina, ele nunca se interessou muito em ser o prefeito da cidade. Era um médico muito humanitário e atendia a todos sem se preocupar em cobrar por suas consultas. Por isso era um candidato imbatível. Todos lhe deviam favor. Sendo assim, seus correligionários do PSD sempre quiseram que ele fosse candidato a prefeito e o Doutor elegeu-se para o cargo por quatro vezes.
O primeiro governo do doutor Cassel foi no período de 1947 a 1951. Nessa época Cassel era quase o único médico da cidade e, ocupado com a sua profissão, não pôde dar muita atenção à administração do município. Fez um mau governo segundo a sua própria avaliação. Depois disso ficou longo período afastado do poder municipal. O doutor Orestes Lucas (advogado), o doutor Mário Leão (também advogado) e novamente o doutor Orestes, exerceram o poder municipal por 12 anos. O doutor Mário era filiado ao PL e o doutor Orestes ao PTB, segundo partido criado por Getúlio Vargas. Apesar de serem, de certa forma, partidos irmãos, o PTB e o PSD eram fortes rivais e dominavam a cena política no Rio Grande do Sul.
Orestes José Lucas foi duas vezes prefeito (nos anos de 1952 a 1955 e de 1960 a 1963). Ele era neto de outro Orestes José Lucas, que era seu avô e também foi duas vezes prefeito caiense governando o município entre os anos de 1900 a 1908. Este primeiro Orestes Lucas era filho do Capitão Carlos José Lucas, que foi importante líder militar da Revolução Farroupilha na região.
Nos anos de 1964 a 1969, o doutor Cassel voltou a exercer o cargo de prefeito. Como os antigos partidos políticos foram extintos pelo governo militar, seu partido agora era a ARENA (uma continuação do PSD). Quem o sucedeu foi Heitor Selbach, que pertencia ao MDB. A ARENA, partido de apoio ao governo militar, e MDB, de oposição, eram os únicos partidos permitidos. Depois deste governo de Heitor Selbach, o Doutor Cassel governou novamente, de 1973 a 1977, quando fez o que considerou ser o seu melhor governo. Aquele no qual realizou um bem sucedido esforço para atrair empresas para o município. Depois disto, Heitor Selbach governou mais uma vez, de 1977 a 1983. E quem o sucedeu foi, de novo, o Doutor Cassel, no seu quarto e último governo, de 1983 a 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário