domingo, 29 de agosto de 2010

971 - As caixas rurais do Padre Amstad

A Cooperativa de Crédito Caixa Rural, atual Sicredi, teve sua primeira sede em Nova Petrópolis (foto), o movimento pela sua criação começou na Feliz e a primeira unidade aberta foi em Linha Imperial: tudo no Vale do Caí


'Uma das características das colônias alemãs no Rio Grande do Sul sempre foi o trabalho conjunto, com a participação de todos os moradores, por exemplo, na construção de capelas, escolas e prédios comunitários. Não por acaso, em Linha Imperial, distrito de Nova Petrópolis, o cooperativismo de crédito foi implantado no Brasil. A iniciativa foi do onipresente padre Theodor Amstad, que trouxe da Alemanha o sistema Raiffeisen de cooperativas, Sempre circulando por todas as localidades, o jesuíta que ficou sendo chamado de “Pai dos colonos” fundou cooperativas, sindicatos, hospitais, escolas e jornais. Desde que veio para o Brasil, em 1885, até morrer, em 1938, espalhou a filosofia da cooperação: “Se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho de todos”.

No dia 28 de dezembro de 1902, padre Theodor criou a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, primeira cooperativa de crédito da América Latina. Segundo Ruben Neis, em separata de Perspectiva Econômica publicada pela Unisinos em abril de 1976, “uma após uma, surgiram as caixas nos diversos centros de colonização alemã, chegando ao número aproximada de 50, coordenadas pela Central das Caixas Rurais, com sede em Porto Alegre. Nelas, o colono, cheio de confiança nas direções, depositava a juros as sobras de suas economias, que eram reaplicadas na mesma região, emprestadas que iam sendo a outros colonos, necessitados de um empréstimo temporário. É a colaboração mútua que se fazia através de entidade criada em favor do agricultor”.

No dia 13 de junho de 1907, o próprio padre Theodor trouxe o cooperativismo para Morro Reuter, ao fundar a Caixa Rural União Popular de São José do Herval. O sistema Raiffeisen passou a orientar e garantir o desenvolvimento econômico da região. Por 40 anos, de 1916 a 1955, o professor João Klauck foi o diretor da Caixa Rural, condição que lhe conferia liderança política. Em 1957, quando comemorou 50 anos de atividades, a Caixa de São José do Herval tinha 1.110 associados que se beneficiam com o s créditos para investimentos nas propriedades rurais.

A partir de 1964, com a reforma bancária decretada pelo governo, as Caixas Rurais foram sendo extintas. Segundo Werno Blásio Neumann, em 1991 nasceu a nova era do cooperativismo de crédito rural brasileiro, com a criação do Sistema de Crédito Cooperativo, Sicredi. Em 2002, eram 760 agências do Sicredi espalhadas por cinco Estados, beneficiando 565.503 associados de 130 cooperativas. Instalado em Morro Reuter desde 1991, o Sicredi mantém atualmente sua agência na Rua Anita Garibaldi, no centro."


Nenhum comentário:

Postar um comentário