Nascido em Bom Princípio, no dia 16 de janeiro de 1987, Adilson tem apenas 23 anos e já se projeta como um dos melhores jogadores brasileiros da atualidade. Com 1,81 metro de altura e 75 quilos, destro, ele é conhecido também pelo apelido de Alemão. Loiro, ele não nega a sua origem de autêntico filho de colonos da região colonial do Vale do Caí e, inclusive, sabe falar o alemão colonial. É um dos maiores jogadores já surgidos no Vale do Cai.
Seu nome completo é Adilson Warken e ele é filho de um grande craque do futebol varzeano principiense, o centro avante Soraia.
Seu pai foi, também, contramestre da fábrica de calçados Reichert, situada na localidade de Santa Terezinha, no interior de Bom Princípio. Mesma localidade em que Adilson nasceu e criou-se.
Quando garoto, jogou muito nos times locais, especialmente no São José, mas o seu futebol não chegava a chamar tanta atenção. Não se igualava, por exemplo, ao destaque que seu pai chegou a ter no futebol local.
Mesmo assim, com sacrifício, ele chegou a treinar nas equipes de base do Juventude, de Caxias do Sul. Integrava o time de juniores da equipe caxiense quando foi visto por um olheiro do Grêmio e convidado a transferir-se para tricolor portoalegrense.
Foi o treinador Mano Meneses (hoje da Seleção Brasileira) que acreditou no alemãozinho de Bom Princípio e o elevou para a equipe principal do Grêmio, em 2007. Neste seu primeiro ano como profissional, Adilson sofreu muito com lesões. Ainda em 2007 parou no primeiro semestre por uma lesão no pé. Voltou a jogar no segundo semestre, mas teve de parar novamente em virtude da mesma lesão. Foi, então submetido a cirurgia. E ele só voltou a jogar no ano seguinte. Em 2008, jogou poucas partidas. Só se tornou titular depois que William Magrão sofreu uma grave lesão. Tornou-se, então, o titular absoluto da equipe nas principais competições do ano de 2009, inclusive a Copa Libertadores. Em 2010, manteve-se como titular e é considerado um dos melhores volantes do futebol brasileiro.
Foi Campeão Gaúcho nos anos de 2007 e 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário