Muitos conflitos armados marcaram a história da região, começando pelo confronto entre os bandeirantes paulistas e os índios dos Sete Povos |
Ao longo da história, vários conflitos internacionais e internos atingiram o a região e influenciaram o seu desenvolvimento e foram causa de sofrimento, desavenças e ressentimentos que perduraram ao longo de décadas.
Relacionamos aqui os principais conflitos, iniciando uma pesquisa que merece ser mais esmiuçada:
1) Confronto entre os padres jesuítas, dos Sete Povos das Missões, com os bandeirantes paulistas, que os atacaram e escravisaram índios
2) Conflitos entre os colonizadores brancos e índios que se estenderam desde o século XVII (em 1635, o padre Cristóvão Mendoza foi morto pelos índios, no Vale do Caí; em 1868, índios raptaram e mataram familiares do colono Lamberto Versteg, em São Vendelino).
3) Revolução Farroupilha, que interrompeu o fluxo imigratório entre os anos de 1935 e 1945.
4) Guerra contra Rosas e Oribe, wm 1851, que motivou a contratação de 1.800 militares germânicos, por parte do governo imperial brasileiro, para auxiliar no combate às forças de Rosas (argentino) e Oribe (uruguaio) que pretenderam unir os seus países para fortalecê-los.
5) Guerra dos Mucker, conflito interno gerado por um pequeno grupo religioso que formou uma ceita reprimida pela Igreja Católica e pelo governo imperial brasileiro. O conflito desenvolveu-se principalmente nos vales do Sinos e Caí, sendo que a maioria dos seguidores da seita mucker eram moradores das colônias de São José do Hortêncio e Linha Nova.
6) Guerra do Paraguai, na qual tropas de Capela de Santana tiveram importante participação, incluindo vários colonos alemães do Vale do Cai.
7) Revolução Federalista, a mais sangrenta ocorrida no estado, com cerca de 10 mil mortes. Pretendia libertar o estado da "tirania" de Júlio de Castilhos
8) Primeira Guerra Mundial, criou sizânia entre descendentes de alemães e brasileiros de origem portuguesa, devido ao fato do Brasil se declarar em guerra contra a Alemanha.
9) Revolução de 1923, liderada por Assis Brasil, tentou depor o "ditador" Borges de Medeiros.
10) Segunda Guerra Mundial, reavivou a cizânia entre os brasileiros de descendência portuguesa e os de origem alemã ou italiana.
11) Conflito de Suez, no qual pracinhas brasileiros, inclusive da região, participaram como parte das forças pacificadoras da ONU. Período de 1956 a 1959.
12) Deposição de Jean Bertrand Aristide do governo do Haiti, com nova participação de militares brasileiros, inclusive da região. Período de 2004 à atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário