domingo, 6 de fevereiro de 2011

1109 - Sebastian Ruschel e seus descendentes

A família de Sebastian e Ana Maria Ruschel teve grande influência na história da Feliz (foto dos arquivos de Felipe Kuhn, ano 1880)








Relato da professora Solange ten Cate aponta a importância histórica do casarão dos Noll na vida de Feliz:
No dia 17 de outubro de 1846, chegaram em Porto Alegre  Sebastian Ruschel e Ana Maria Mayer Ruschel  e sua família de nove filhos e  se instalaram na Feliz , adquirindo  lotes de terras do governo imperial na recém formada colônia.
Instalado na Feliz, Sebastião construiu um grande casa para abrigar sua família de 10 filhos, pois mais dois filhos nasceram em solo brasileiro. A casa abrigava diversas funções e era a parada obrigatória para os imigrantes, principalmente italianos, quando de passagem para a serra. E essa ligação com os italianos ficaria imortalizada, com a doação de mudas de parreira de uva por parte dos Ruschel.
Em meados de 1900, Jacob Ruschel, um dos filhos, abriu uma sortida casa comercial e que durante muitos anos era referência na região.
É interessante notar que a frente do prédio foi calçada com o trabalho de negros libertos que perambulavam pela região e não tinham trabalho, nem subsistência. Então Jacob os contratou para este serviço que bem sabiam fazer, aprendido nas fazendas onde eram escravos e alguns depois ficaram pela região para serviços de outros proprietários.
Uma das filhas de Jacob se casou com Ernesto Noll. Desta união nasceu Amália (que era uma entusiasta da cultura). Sendo muito ligada à sua avó , Ana, esposa de Jacob,  Amália  cresceu 
na casa dos avós.


Texto de Alex Steffen para o jornal Fato Novo

2 comentários:

  1. Muito interessante gostaria de ler a continuação desta história. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  2. costaria de ler a continuação dessa história

    ResponderExcluir