domingo, 30 de outubro de 2011

1248 - Olimpíadas voltam, depois de cinco anos

Em 2006, quem venceu a competição foi a zona Amarela. O prefeito Léo Klein e o vice Diomar Flores entregaram o troféu aos líderes da equipe
Surgida no início da década de 1980, a Olimpíada Municipal Caiense foi um orgulho da cidade. Cerca de mil atletas disputam os jogos, nas mais diversas modalidades e a rivalidade entre os bairros torna as disputas movimentadas e calorosas. As vezes, até calorosas demais. Mas tudo isso é bom e incentiva a saudável prática do esporte.
Pena que este evento tão importante tenha deixado de ocorrer por cinco anos.
Mas hoje a Olimpíada volta com tudo. Depois da festa de abertura, realizada na noite de ontem, serão realizadas as primeiras provas de atletismo, no Parque Centenário, a partir de nove horas da manhã. Na tarde e noite deste sábado, serão realizados jogos de futsal no Ginásio de Esportes A, também no Parque Centenário.
A zonas continuam sendo quatro, como nos velhos bons tempos olímpicos. A Amarela foi a maior campeã do passado, sagrando-se campeã em sete das 18 realizações do grande evento esportivo. A zona Branca, corresponde ao bairro Navegantes, e já conquistou cinco Olimpíadas. A Verde, do bairro Quilombo, foi campeã três vezes e o mesmo aconteceu com a Vermelha, do Centro.
A Vila Rica inclui o Loteamento Laux e o Chapadão Baixo (até o cemitério). Até o prefeito Darci Lauermann, que sempre participou com entusiasmo das olimpíadas, será atleta da equipe. Vai jogar na  canastra. Considerando a experiência do passado, certamente, este fato dará margem a contestações das outras equipes, que vão suspeitar de favorecimento para a equipe do prefeito. Mas, tudo bem. Este tipo de discussão sempre houve e serviu para dar mais graça à competição.
A zona Branca, composta basicamente pelo bairro Navegantes, é a segunda força na história da Olimpíada: foi cinco vezes campeã.
O Centro (três vezes campeão) deixou de existir como zona olímpica. Devido à diminuição da população residente neste bairro. Em compensação, foi criada uma nova zona olímpica composta pelos loteamentos Popular, São José e Nova Rio Branco, mais o bairro Rio Branco. Esta nova zona passará a ser a Vermelha, herdando a cor do Centro.
O bairro Quilombo, com a cor Verde, foi três vezes campeão. Sua área de abrangência aumentou, pois inclui o Angico, bairro que cresceu bastante nos últimos anos.
A divisa entre as zonas Branca, Amarela e Verde é definida por um T formado pelas ruas Marechal Deodoro, Benjamin Constant e Cenira Blauth.
Basicamente, é o seguinte: A Branca (navegantes, compreende a área entre a rua Marechal Deodoro e o rio. A zona Verde é a que fica entre a Marechal Deodoro e o morro do Hospital.
Mas isso vale somente até as ruas Benjamin Constant e Cenira Blauth, a partir das quais começa a zona Amarela.
A rua Cenira Blauth é a principal do Loteamento Blauth. Ela parte da Secretaria Municipal da Saúde e vai em direção ao morro do Hospital. Quem mora no lado esquerdo da rua é amarelo; quem mora do lado direito, é verde.
A rua Benjamin Constant começa na frente da Secretaria da Saúde, atravessa a avenida Osvaldo Aranha e a rua Marechal Deodoro (em frente à casa do ex-prefeito Léo Klein) e segue até as proximidades do Country Clube. Além destas duas ruas começa a zona Amarela (Vila Rica).
Assim, todos sabem para quem deve torcer na grande competição esportiva que reunirá em torno de 1.000 atletas e, se for como no passado, vai dar o que falar. 
No domingo as provas começam com o ciclismo, às nove da manhã, no centro da cidade, e prosseguem com jogos de vôlei na parte da tarde e noite.
Segunda, as disputas serão de pinque pongue, tênis e snooker. Na terça, haverá tênis, bocha, beach socer, bolão e handebol.
Cada equipe tem uma comissão organizadora que recruta atletas e dá  o apoio que eles precisam para se saírem bem. Uma das maiores preocupações destas equipes é a de evitar o WO, ou seja, a falta de atletas da equipe nas competições, que causa a perda total de pontos naquela modalidade.
Provas das mais variadas modalidades serão disputadas até o encerramento da competição, no dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário