Pedrinho e sua orquestra, grupo do interior de Poço das Antas, fez sucesso na região |
"Eles eram quatro Klein (Pedro, Almiro, Otávio e Inácio), dois Flach (Paulo e Inácio) e mais um Kerber (Canísio), um Withnelder (Teno) e um Schneider (Silvestre). Formavam a banda Pedrinho e sua Orquestra, da Linha Boa Vista, no município de Poço das Antas. Nesta região de colonização alemã do Estado, entre os anos de 1967 e 1977, não foram poucos os bailes que puderam contar com o animado grupo musical para alegrar seus momentos de lazer na folga do trabalho duro.
A bordo de uma kombi, os nove membros do conjunto (alguns cabeludinhos, com um visual que denuncia a influência dos Beatles) enfrentavam as precárias estradas do Interior para tocar um típico repertório alemão, incluindo as tradicionais polcas.
Os instrumentos eram transportados num bagageiro externo. Certa feita, ao chegar num salão de Salvador do Sul, eles constataram, desolados, que a guitarra tinha sido perdida no caminho. Nem por isso o baile foi menos animado: tocaram, a noite toda, sem a guitarra mesmo. A falta do cachê também não era motivo para que a festa não acontecesse. Os “musicant” tocavam pelo jantar e pelo prazer de ver todo mundo feliz.
Aliás, os próprios Beatles também fizeram sua incursão pelo repertório alemão, gravando versões para dois de seus maiores sucessos: I Want to Hold Your Hand (que virou Komm, Gib Mir Deine Hand) e She Loves You (traduzida como Sie Liebt Dich). Veja como ficaram:
"Eles eram quatro Klein (Pedro, Almiro, Otávio e Inácio), dois Flach (Paulo e Inácio) e mais um Kerber (Canísio), um Withnelder (Teno) e um Schneider (Silvestre). Formavam a banda Pedrinho e sua Orquestra, da Linha Boa Vista, no município de Poço das Antas. Nesta região de colonização alemã do Estado, entre os anos de 1967 e 1977, não foram poucos os bailes que puderam contar com o animado grupo musical para alegrar seus momentos de lazer na folga do trabalho duro.
A bordo de uma kombi, os nove membros do conjunto (alguns cabeludinhos, com um visual que denuncia a influência dos Beatles) enfrentavam as precárias estradas do Interior para tocar um típico repertório alemão, incluindo as tradicionais polcas.
Os instrumentos eram transportados num bagageiro externo. Certa feita, ao chegar num salão de Salvador do Sul, eles constataram, desolados, que a guitarra tinha sido perdida no caminho. Nem por isso o baile foi menos animado: tocaram, a noite toda, sem a guitarra mesmo. A falta do cachê também não era motivo para que a festa não acontecesse. Os “musicant” tocavam pelo jantar e pelo prazer de ver todo mundo feliz.
Aliás, os próprios Beatles também fizeram sua incursão pelo repertório alemão, gravando versões para dois de seus maiores sucessos: I Want to Hold Your Hand (que virou Komm, Gib Mir Deine Hand) e She Loves You (traduzida como Sie Liebt Dich). Veja como ficaram:
Afonso Inácio Klein comentou assim a publicação de Zero Hora:
No período em que participei do grupo atuamos com o nome Banda e Conjunto Os Caravelis. Além de tocar, eu fazia os contratos dos Bailes. Entre outros salões, chegamos a tocar baile em Porto Alegre, no Centro Cultural 25 de Julho.
O baile foi anunciado na época, pela Radio e TV Bandeirantes como 1º Baile de Kerb de Porto Alegre, Isso aconteceu no final de setembro de 1982. A sociedade estava lotada e à uma e meia da madrugada o estoque de Chopp havia terminando. Meia hora depois, pediram para encerrar o baile, pois não havia mais chopp e já haviam tentado conseguir mais por Porto Alegre a fora e não conseguiam nada. Concluído o baile veio a comissão organizador e me disseram o serguinte: "Vocês foram fora de série. Igual não existe".
Isso são histórias e caprichos de simples músicos da Boa Vista e que capricho e façanha! História de longos anos de bailes desde o tempo da fundação do Jazz Azul e depois Jazz Viva Alegre, onde meu pai tocou 18 anos saxofone e os demais tios com seus instrumentos.
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