domingo, 6 de novembro de 2011

1250 - Pareci e Caí se unem para buscar a ponte e o dique

Darci Lauermann, Alzir Bach e Roque Coling entregam proposta para a localização da ponte sobre o rio Caí conjugada com a construção do dique

Quando aconteceu a última superenchente, em 22 julho deste ano, surgiu  forte a idéia de que era necessário tomar uma providência para evitar esta calamidade urbana. Ainda mais que as grandes enchentes estão acontecendo mais seguidamente.
De imediato, houve uma grande reação. Um debate sobre o assunto lotou o Centro de Cultura e teve a participação do secretário estadual de obras Luiz Carlos Busatto, além de vários deputados, prefeitos e outras autoridades.
O tempo passou e pode parecer que o esforço pela solução para o problema tenha caído no esquecimento. Mas não é assim.
Na tarde da última quinta-feira, o prefeito Darci Lauermann e o secretário municipal de desenvolvimento Alzir Bach foram a Porto Alegre levando consigo uma cópia da proposta de construção da estrada/dique, que deverá solucionar definitivamente a invasão da cidade pelas enchentes do rio Caí.
Darci e Alzir, juntamente com Roque Coling, que é assessor do prefeito Oregino Francisco, foram ao DAER, onde foram recebidos pelo Diretor de Gestão e Projetos, Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira.
A proposta da estrada/dique está vinculada à construção de uma nova ponte sobre o rio Caí e o secretário de infraestrutura do estado, Beto Albuquerque, já autorizou a realização do projeto para a ponte. O prefeito Darci Lauermann está empenhado em sensibilizar o DAER no sentido de construir a ponte num local que favoreça a construção da rodovia/dique e, desta forma, se possa solucionar o problema das enchentes.
Em resumo, a idéia é construir a ponte junto à cidade (ao lado do bairro Navegantes), com duas estradas de acesso que serão em nível mais alto do que o das maiores enchentes. Uma dessas estradas irá da ponte até o bairro Vila Rica e outra da ponte até as proximidades do Cemitério Municipal. Desta forma, as duas estradas servirão como dique, impedindo que a água do rio invada a cidade nas enchentes.
O diretor Luiz Carlos Karnikowski informou que a realização do projeto depende de algumas providências de ordem legal e que irá demorar alguns meses para poder ser executado. Terá de ser feita uma licitação para a contratação de uma empresa que irá fazer o projeto.
Para que um projeto assim prospere é necessário o empenho permanente dos prefeitos. Darci sabe muito bem disto e está decidido a lutar pela realização desta obra que será, certamente, a maior já realizada na cidade. A ponte e as estradas/dique, em conjunto, vão melhorar muito infraestrutura da cidade e favorecer grandemente o seu desenvolvimento.
O prefeito, no entanto, ressalta que a conquista desta obra não vai acontecer facilmente. Será necessário trabalhar muito por ela. Coisa que o prefeito mostrou estar disposto a fazer. 
Darci levou o projeto também ao ex-governador Germano Rigotto, que prometeu a empenhar-se pela sua realização falando até mesmo com o governador Tarso Genro.
O prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, apóia a idéia com entusiasmo. Ele aplaude a disposição do prefeito Darci e se coloca à disposição para ajudá-lo no que puder. Oregino acredita que é possível obter recursos em Brasília para a realização desta obra, que irá favorecer muito - também - à localidade de Matiel e a todo o município de Pareci Novo.
O fato dos dois prefeitos estarem trabalhando de acordo favorece muito ao sucesso do projeto.  Embora todos saibam como é difícil realizar um projeto desta envergadura, os caienses podem considerar que a realização do sonho de livrar-se da enchente é realizável.
Nesta tarefa, Oregino e Darci contam com a ajuda do incansável Roque Colling. Chefe de gabinete do prefeito Oregino, Roque trabalhou mais de 20 anos pelo asfaltamento da estrada do Pareci Novo e agora foi escolhido como presidente da comissão pró-ponte. Espera-se que, desta vez, a sua luta não demore tanto.


Matéria publicada no jornal Fato Novo em 5 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário