![]() |
Aos 24 anos, Felipe é o mais importante pesquisador da colonização alemã no Rio Grande do Sul |
O jovem pesquisador Felipe Kuhn Braun prossegue no seu importante trabalho de coleta e registro de informações sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Acaba de lançar agora o seu quarto livro sobre o assunto. Intitulado Cartas e Relatos de Imigrantes Alemães, o livro contém documentos coletados por ele no seu incansável trabalho de pesquisador.
Começou a se destacar em 2006, com suas colaborações para a coluna Antigamente, no jornal NH.
Ele faz um magnífico trabalho de resgate de fotografias antigas na região colonial, chegando hoje a quase 20 mil fotografias reunidas. Material que, assim, tem a sua preservação garantida.
Seu primeiro livro, História da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul foi publicado em janeiro de 2010. A partir de então, tem publicado dois livros por ano. Ainda em 2010, saiu o Memórias do Povo Alemão no Rio Grande do Sul e, em 2011, Memórias de Imigrantes Alemães e seus Descendentes no Sul do Brasil.
Todos estes livros têm muito a ver com a história do Vale do Caí, pois a região foi berço da imigração juntamente com o Vale do Sinos. Por isso, todos os livros de Felipe Braun são importantes para a história da região.
Neste seu livro mais recente, o jovem pesquisador reproduz textos escritos pelos próprios imigrantes. São relatos feitos em cartas a parentes que ficaram na Alemanha e seus registros em diários e testemunhos deixados para a família.
Nesses relatos, os imigrantes falam do mundo que encontraram aqui, quando chegaram; das dificuldades que enfrentaram; das vitórias que conquistaram. Fazem um relato vivo e real da história da colonização. Mostram como foi a vida dos antepassados de grande parte da atual população do Vale do Caí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário