sexta-feira, 9 de março de 2012

1334 - Um bordel chamado Crush

A Ijuí, hoje, é uma pacata rua residencial. No passado, 
foi endereço do mais famoso prostíbulo da região
Na atual rua Ijuí, atrás do posto de gasolina conhecido na época como posto do Dirceu, existia um bordel famoso na região. Os caminhoneiros estacionavam seus caminhões no posto e iam lá se divertir, assim como homens de toda a região. Inclusive figuras importantes da sociedade.
O prédio era de alvenaria, com paredes verdes. E havia na frente uma propaganda do refrigerante Crush pintada na parede. Daí que o bordel ficou conhecido com o nome de Crush.
Esta é a marca de um refrigerante criado nos estados unidos em 1916 com o nome de Ward's Orange Crush. A palavra crush, em inglês, significa esmagar. O nome, portanto tinha a ver com laranja esmagada.
Os refrigerantes Crush se difundiram pelo mundo, inclusive com outros sabores e, no Brasil, foi produzido também no sabor uva. 
Empresas brasileiras foram autorizadas a usar a marca pela multinacional  Cadbury Schweppes, que ainda detém os direitos da marca em vários paíseEmpresas brasileiras foram autorizadas a usar a marca pela multinacional  Cadbury Schweppes , que ainda detém os direitos da marca em vários países. Os refrigerantes Crush ainda são vendidos nos Estados Unidos, Canadá e alguns países da América Latina.
Já a casa noturna Crush não sobreviveu à marcha do progresso e deu lugar a outras boates famosas, como a Copacabana (na então rodovia Júlio de Castilhos, hoje RS-122, em frente ao Posto Capelaro), que também fez muito sucesso. O descontentamento dos vizinhos fez com que os prostíbulos fossem retirados da área residencial da cidade. Destinou-se a eles uma área no Morro do Rio Branco. Local bem próximo à antiga Crush, que existe ainda hoje, com várias casas de prostituição, e é mais conhecido com Zona do Rio Branco. No início do novo milênio o Caí passou a ter outra casa noturna que atraiu homens de toda a região e alimentou fantasias entre os que nunca foram até lá: o Reposs Bar, situado na entrada da cidade para quem vem de Porto Alegre. Um lugar isolado, sem vizinhos próximos. Apropriado para a sua atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário