sábado, 17 de março de 2012

1336 - Avança o projeto do Aeroporto 20 de Setembro

O aeroporto 20 de Setembro será um dos maiores e o mais moderno do pais
O projeto de criação do Aeroporto 20 de Setembro, que já existe há muitos anos, tomou um forte impulso nos  últimos meses. A utilização do transporte aéreo aumentou muito, os aeroportos ficaram congestionados e o Governo Federal acordou para a necessidade de construir novos aeroportos, além de ampliar e modernizar os já existentes. 
A proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas levou o tomar decisões urgentes. Foi feita, então, a privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, com resultados satisfatórios e isto estimulou o governo a dar novos passos neste sentido.
Agora o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, aponta a solução para o problema do aeroporto Salgado Filho, que precisa de ampliação urgente e que, mesmo assim, não atenderá à demanda por muito tempo.
Segundo Gustavo Vale declarou ao secretário de infraestrutura do estado Beto Albuquerque, é preciso começar imediatamente as providências para a construção de um novo aeroporto e a alternativa escolhida é o 20 de Setembro. Conforme mostra o mapa acima, o planejado aeroporto deverá ser construído numa área situada entre Potão, São Leopoldo, Nova Santa Rita e Capela de Santana.
A expectativa do presidente da Infraera é de que o aeroporto fique pronto em oito anos.
A área reservada para isso já foi declarada de utilidade pública, pelos municípios de Portão e e Nova Santa Rita. Ela se estende pelos dois municípios. Está previsto a implantação de duas pistas com 3.500 metros de extensão cada uma e sobrará área para a ampliação das mesmas, caso seja necessário no futuro.
Isso quer dizer que, no 20 de Setembro os maiores aviões do mundo, inclusive os cargueiros, poderão aterrisar e decolar com carga máxima.  O que é muito importante pois, assim como acontece com os navios e os caminhões, o uso de veículos maiores reduz o custo do frete. E isso representa um grande acréscimo de competitividade para a economia da indústria, comércio e produção rural nas regiões próximas ao aeroporto.
Saem beneficiadas a Região Metropolitana de Porto Alegre, especialmente os vales do Sinos e do Caí.
O Vale do Caí, que dispõe de mais espaços e já apresenta extraordinária vocação exportadora, fica em situação privilegiada. Montenegro e Caí ficam a aproximadamente 20 quilômetros do futuro aeroporto.  E Capela de Santana mais perto ainda.

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